Homepage
- Os jovens portugueses admitem que a ativista sueca Greta Thunberg foi uma inspiração e agora apenas têm de tentar convencer o máximo de colegas a juntarem-se à causa.
-
-
São jovens e estudantes e preparam-se para fazer algo inédito no nosso país: vão fazer greve e faltar às aulas em nome do clima. Esta foi a forma encontrada por um grupo de jovens que pretende alertar os políticos para a necessidade de olharem com atenção para a problemática das alterações climáticas.
A ideia foi beber inspiração à greve escolar feita por Greta Thunberg, que conseguiu contagiar milhares de estudantes de todo o Mundo. Em Portugal a greve escolar deverá avançar a 15 de março, sexta-feira. Nesse preciso dia nesse mesmo dia o movimento estudantil #SchoolStrike4Climate convocou uma greve global, depois de em Novembro ter levado milhares de estudantes a sair às ruas em várias cidades australianas.
Segundo uma notícia do jornal “Público”, há já há concentrações marcadas para as 10H30 em frente às Câmaras Municipais de Porto e Coimbra e uma marcha em Lisboa - cidades e distritos dos 15 universitários e alunos do ensino secundário que estão a planear a iniciativa, através de um grupo no Whatsapp. É Bárbara Pereira, de 17 anos, uma das organizadoras dos protestos em Portugal, que garantiu ao P3 a realização de um protesto em português.
“O que nos tem vindo a preocupar cada vez mais é que o problema é tão óbvio e ninguém o trata como se fosse real. Nós queremos chamar a atenção do Governo para a urgência que enfrentamos. Queremos medidas sérias”, afirma a jovem estudante de de Línguas e Relações Empresariais do Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia.
Os jovens portugueses admitem que a ativista sueca Greta Thunberg foi uma inspiração e agora apenas têm de tentar convencer o máximo de colegas a juntarem-se à causa. Algo que Greta tem conseguido por todo o mundo graças ao discurso inspirador que teve na Cimeira do Clima das Nações Unidas.
A jovem sueca decidiu marcar uma posição em protesto contra a inércia dos governantes perante uma ameaça tão grande. Todas as sextas-feiras falta às aulas para exigir aos governantes medidas urgentes, que combatam as alterações climáticas. “Quero que vocês entrem em pânico”, atirou.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: Público
-
-
FonteRedação
