Homepage

  • O lixo de uns é o tesouro de outros, e neste caso aplica-se bem este ditado!
  • Texto por Gustavo Lermen Silva,

    Ricardo Ramos também conhecido por Xicogaivota, nasceu em Lisboa em 1978 e é um artista extraordinário alimentado por um propósito muito nobre: ​​ele só quer que os seus filhos e a próxima geração vejam o que ele viu. É empolgante descobrir o processo de como esse propósito se canaliza para tudo, desde onde ele escolhe trabalhar até os materiais que usa.

    O Xicogaivota remove plásticos e outros materiais de praias remotas e transforma-os em obras de arte. Para ele os detritos marinhos não são lixo, sendo reaproveitados como matéria-prima para as suas criações. 

    Numa sociedade distópica baseada no consumo descontrolado e no descarte inconsequente de resíduos, é uma atitude louvável. O que começou como uma maneira de fazer presentes de Natal para a sua família ao invés de comprar, é agora a sua marca registrada.  

    “Tu olhas para estas peças e vês lixo plástico”, diz ele. “Eu olho para elas e vejo formas perfeitas. Eu vejo belas peças, cores impossíveis que não encontras em nenhum outro lugar, histórias. Eu adoraria saber de onde elas vêm, o que viram e por onde viajaram. É por isso que eu as guardo. Eu sou viciado nesses lugares", acrescenta Xico. “Tenho necessidade de ver poças, ver pedras e absorver toda essa beleza. É a nossa casa e de toda a gente, mas acaba por ser a minha casa pelo menos quando estou lá a limpá-la. Eu quero deixá-las iguais e adoraria ver os meus filhos irem lá daqui alguns anos e ficarem 'loucos'  como eu fiquei quando vi estes sítios tão únicos e tão especiais”.

    O trabalho de Xicogaivota tem o poder de despertar a consciência ambiental sobre o nosso dilema dos resíduos plásticos e contribuir para um modo de vida mais sustentável, é a tradução perfeita da expressão “agir localmente, pensar globalmente”. Todos nós devemos ser gratos pelo trabalho de uma mente tão criativa como esta.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • XicoGaivota
  • Gustavo Lermen Silva
  • Lixo Marinho
  • recolha lixo
  • Praias
  • Limpeza praias
  • Oceanos
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
dezembro 10
Próxima Wavegarden vai ser nos… Alpes
dezembro 10
Começam amanhã as dragagens no estuário do Sado
dezembro 10
Hugo Pinheiro à procura de ondas indomáveis na Islândia (Vídeo)
dezembro 10
Portugal cai 8 posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
dezembro 10
Alterações climáticas reduzirão oxigénio dos oceanos até 4%
dezembro 09
Mais de dois mil coalas já faleceram nos incêndios da Austrália
dezembro 09
Em Portugal os navios poluem tanto como as 8 cidades com mais automóveis