Homepage
- Gony Zubizarreta (Open), Matias Canhoto (Sub 12), Sofia Silva (Feminino) e Rodrigo Ruívo (Masters) conseguiram impor-se à feroz concorrência que marcou presença na etapa realizada este sábado, dia 5 de Janeiro, nesta mítica praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
-
-
O dia esteve bastante solarengo e convidativo para o muito público que acorreu à Praia da Empa, assistindo a um verdadeiro espetáculo de Surf, em que se incluíam vários ilustres do actual panorama do Surf Nacional.
As ondas, com sets entre 1m/1,5m, estiveram “on fire” na Pedra Branca ao longo de todo o dia, embora, durante a maré vazia o Backdoor também pudesse ter sido uma opção bastante válida.
A prova arrancou pelas das 9h00, e desde logo se começaram a revelar alguns dos principais candidatos, em que os tubos e as rasgadas incríveis foram muito apreciadas pelo público e pelo Painel de Juízes.
Nos SUB 12, o Matias Canhoto (que também participou no Open) esteve imbatível, fruto do seu surf já bastante evoluído, destacando-se da demais concorrência durante toda a prova. Nos restantes lugares do pódio destacam-se o 2º lugar do Simão Prazeres (que evolução), o 3º lugar do Martim Fortes e o 4º lugar do Afonso Pinto. Estes jovens, e todos os que participaram nesta categoria, dão-nos a total garantia de um futuro bastante risonho.
No OPEN, a categoria “rainha”, a poucos dias de se iniciarem nas primeiras competições da WSL, foram várias as referências que não quiseram perder a oportunidade de marcarem presença na etapa, e deste modo iniciarem o ano competitivo com ritmo e motivação suplementar. O grande vencedor foi o Gony Zubizarreta (fez propositadamente 300km durante a madrugada para marcar presença) que ao longo te todo o evento continuou a provar ser um dos melhores surfistas europeus da atualidade. Em 2º ficou o estreante neste circuito e residente na Ericeira, Cainã Barletta. Em 3º e 4º lugar ficaram, respetivamente, os super competitivos “groms” Gabriel Ribeiro e Martim Carrasco.
Na categoria FEMININA, após uma intensa disputa e alteração na liderança da final, a grande vencedora foi a jovem Sofia Silva, também ela a estrear-se em competições na Ericeira, deixando a Matilde Pinto em 2º, a Filipa Tavares em 3º e a Angelique Romeiras em 4º.
Nos MASTERS, o Rodrigo Ruivo, um dos principais impulsionadores e presenças ao longo de 25 anos deste circuito, levou de vencida a restante concorrência, apresentando-se em excelente forma. O restante pódio ficou ocupado pelo Gonçalo Marques, Hugo Santos e Ariano Marquez, 2º, 3º e 4º, respetivamente.
No final da etapa procedeu-se à Entrega de Prémios, em que foram distribuídos prémios oferecidos pela Billabong, Boardculture, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Liberty Walk. No final do Circuito os vencedores das categorias Open e Feminina serão premiados com um patrocínio anual da Ericeira Surf & Skate e as restantes categorias com pranchas Boardculture, Wavegliders, Mica Surfboards e Jobsite ou fatos e material técnico da Billabong, FCS e Dakine.
A etapa contou também com o apoio institucional da Câmara Municipal de Mafra, da Junta de Freguesia da Ericeira, dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, Federação Portuguesa de Surf, Ericeira World Surfing Reserve, World Surf Cities Network, e como media partners o MEO Beachcam, Azul Ericeira Mag, O Carrilhão, O Ericeira e RCM.
Resultados Finais
SUB 12
1º Matias Canhoto
2º Simão Prazeres
3º Martim Fortes
4º Afonso Pinto
OPEN
1º Gony Zubizarreta
2º Cainã Barletta
3º Gabriel Ribeiro
4º Martim Carrasco
MASTERS
1º Rodrigo Ruívo
2º Gonçalo Marques
3º Hugo Santos
4º Ariano Marquez
FEMININO
1º Sofia Silva
2º Matilde Pinto
3º Filipa Tavares
4º Angelique Romeiras
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotos - Pedro Broeiro/ESC
-
