Homepage

  • Praia é essencial para a saúde mental! Eis 4 benefícios
    15 janeiro 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Por esta altura são muitos os que já desejam um regresso rápido do verão, enquanto outros, com mais possibilidades, viajam para outros pontos do globo para matar saudades da praia.
  • É inegável que a praia tem efeitos muito positivos sobre as pessoas. Uma ida à praia pode ajudar a relaxar e até a rejuvenescer, desde que com os cuidados necessários. E, então, quando se está no inverno e com frio as saudades de um belo dia de praia e do mar ainda apertam mais.

    Por esta altura são muitos os que já desejam um regresso rápido do verão, enquanto outros, com mais possibilidades, viajam até qualquer destino de sonho no hemisfério sul para matarem saudades de forma antecipada.

    Quem não pode ir à praia, pode sempre clicar aqui e ver a sua praia favorita ao vivo!

    Esta relação da sociedade com a praia, na sua generalidade, pode ser explicada pela ciência, uma vez que a praia tem mesmo efeitos positivos para a saúde mental das pessoas. Em traços gerais, quando uma pessoa vai à praia pode beneficiar de 4 principais benefícios para a sai saúde mental.

    Córtex pré-frontal do cérebro é ativado

    O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada à emoção e autorreflexão, ativa-se quando os sons do oceano são ouvidos. Pesquisas comprovaram isso mesmo.

    Iões negativos

    A sensação de paz que temos na praia poderá ser um resultado de mudanças moleculares que ocorrem nos nossos corpos. As ondas do oceano produzem iões negativos, que aceleram a capacidade de absorção de oxigênio do nosso corpo. Além disso, também equilibram níveis de serotonina. Esta é uma razão pela qual estar na praia provoca um sentimento geral de saúde e bem-estar.

    Nível de cortisol

    A razão pela qual a praia tem um efeito calmante sobre nós poderá ser por causa do som que as ondas fazem. Os sons mais relaxantes e agradáveis ​​de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser mediano a baixos, suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares. As ondas do oceano enquadram-se em todos esses parâmetros. Elas são regulares e suaves de se ouvir. O som do oceano pode ter um efeito emocional ainda mais profundo de acordo com Batts. O ruído do oceano desencadeia memórias profundas ou sentimentos de relaxamento e segurança.

     Há uma hormona do stress chamado cortisol. Alguns ruídos, como o ruído do trânsito e do avião, podem fazer com que essa hormona seja libertada. Quando essa hormona é libertada em excesso, problemas de saúde como úlceras e doenças cardíacas podem ocorrer. O ruído calmante do oceano trabalha diminuindo os níveis de cortisol. Desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre a nossa saúde geral e prevenir potenciais problemas de saúde.

     

    O oceano acalma

    O plano da superfície do oceano também nos pode dar uma sensação de segurança. O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos sentem-se seguros quando estão em lugares que não são complexos.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Saúde Mental
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 02
Avistadas caravelas-portuguesas em diversas praias do continente e nos Açores
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu rumo ao Mundial de Pismo Beach
dezembro 02
Matosinhos Surf School Cup segue para a Praia de Matosinhos
dezembro 02
Está de volta o Circuito de Bodyboard da Ericeira!
dezembro 01
The Eddie Aikau Invitational está de regresso já este inverno!!!
novembro 29
Surf português chora perda de 'Dapin'
novembro 29
Dapin homenageado quarta-feira em Carcavelos