Homepage
- Trata-se de um golfinho comum, fêmea e com cerca de 1,80 de comprimento. Os ferimentos sugerem que o animal esteve emalhado em redes de pesca.
-
-
O relógio marcava as 13 horas, esta quarta-feira, quando um golfinho foi encontrado morto no areal da Praia de Santa Rita, em Santa Cruz. As fotos do animal foram partilhadas nas redes sociais e é possível ver-se várias feridas, sendo que aquilo que mais salta à vista é o facto de o animal ter a cauda amputada.
Trata-se de um golfinho comum, fêmea e com cerca de 1,80 de comprimento. Os ferimentos sugerem que o animal esteve emalhado em redes de pesca. Algo que acabou por ser confirmado pelo investigador Miguel Lacerda. “A morte foi muito recente. As marcas não deixam dúvidas: foi emalhado numa rede”, apontou.
Lacerda levanta ainda a possibilidade de a cauda ter sido propositadamente por pescadores, naquilo que parece ser uma prática recorrente. “É frequente para facilitar a remoção do cetáceo preso num aparelho ou rede, os pescadores (alguns) cortarem a cauda dos cetáceos para não perderem muito tempo com o processo”, denuncia no seu perfil de Facebook.
“Alguns destes animais, com grande dificuldade e exaustão conseguem chegar a terra (mesmo sem barbatana caudal) a esvair em sangue... Pena não estar por perto, uma fêmea com estas dimensões tem grandes probabilidades de ter um feto. Muito material que o nosso país perde e não estuda”, lamentou Miguel Lacerda.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCatarina Gaia/Facebook
-
FonteRedação
