Homepage

  • Ensino superior vai ter estatuto de estudante-atleta
    25 janeiro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Campeonato Universitário de Surf
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Estatuto agora criado representa um “estímulo, sem precedentes, para o envolvimento dos estudantes em atividades desportivas em representação das suas instituições do ensino superior”.
  • O governo aprovou esta quinta-feira o diploma que vai permitir que todos os estudantes de todas as instituições do ensino superior que sejam também desportistas beneficiem do estatuto de estudante-atleta. Os estudantes que beneficiarem deste estatuto vão passar a ter “direitos mínimos” como alterar a data dos exames ou a permissão de faltas.

    Anteriormente apenas os atletas de alta competição poderiam usufruir de tais direitos, sendo que agora a lei irá também abranger todo e qualquer estudante que pratique atividades desportivas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) já veio a público congratular-se com esta aprovação, sublinhando “mais um passo para a valorização social do desporto”.

    “Vigorando há já alguns anos um sistema de apoios aos estudantes que são atletas de alto rendimento ou que integram com regularidade seleções nacionais, é chegado o momento de alargar o apoio a outros estudantes atletas, contribuindo para a melhoria da conciliação dos planos de estudo, de treino e de competição de jovens que pretendam um envolvimento em prática desportiva no quadro da organização do desporto no ensino superior”, lê-se no comunicado da reunião de Conselho de Ministros.

    Uma nota do Ministério da Educação, que trabalhou o diploma em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, refere ainda que o estatuto agora criado representa um “estímulo, sem precedentes, para o envolvimento dos estudantes em atividades desportivas em representação das suas instituições do ensino superior” e que “promove um aumento efetivo do número de estudantes” a praticar desporto universitário.

    “No quadro de autonomia pelo qual as instituições do ensino superior se regem, o Governo incentiva, deste modo, medidas de apoio à carreira dual, quer para atletas universitários, quer para atletas de alto rendimento e seleções nacionais. Consubstancia-se a prioridade na articulação e compatibilização da atividade desportiva com a escola, reconhecendo-se a atividade física e desportiva como parte fundamental integrante na formação do estudante, enraizando hábitos saudáveis ao longo da vida”, lê-se na nota do Ministério da Educação.

    Além do envolvimento dos dois ministérios, participou ainda no desenvolvimento do estatuto o Instituto Português do Desporto e da Juventude “no acompanhamento e caracterização dos universos desportivos”. Segundo a nota do Ministério da Educação foram ouvidos o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Conselho de Reitores das Universidades Portugueses (CRUP).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Estudante-atleta
  • Desporto
  • Ensino Superior
  • Fotografia
    Campeonato Universitário de Surf
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo