Homepage

  • Velejador da Ocean Race desaparecido no mar
    27 março 2018
    arrow
    arrow
  • O velejador caiu ao mar numa zona remota do Oceano Pacífico.
  • O velejador inglês John Fisher, caiu ao mar numa zona remota do Oceano Pacífico ao início da tarde de segunda-feira durante a sétima etapa da Volvo Ocean Race.

    Segunda relata o Jornal Público, a direcção da regata da Volvo Ocean Race (VOR) emitiu na madrugada desta terça-feira um comunicado onde reconhece que as hipóteses de encontrar o velejador inglês John Fisher com vida são “diminutas”. O tripulante da SHK Scallywag, equipa do português António Fontes, encontra-se desaparecido desde as 14h42 de segunda-feira, após “um incidente de homem ao mar” ocorrido numa zona remota, a cerca de 2.250 km a Oeste do Cabo Horn, o ponto mais meridional da América do Sul. O veleiro da equipa de Hong Kong que participa na 13.ª edição da VOR já abandonou o local onde o britânico está desaparecido.

    Após cerca de 12 horas de “exaustivas” buscas, onde a tripulação da Scallywag “fez tudo o que era possível para recuperar” John Fisher, e com “o agravamento das condições meteorológicas e o cair da noite”, a “equipa tomou a difícil decisão de dirigir-se para terra, a 1.200 milhas náuticas de distância”. Numa curta nota, publicada ao início da manhã desta terça-feira, a Sun Hung Kai & Co, principal patrocinador da Scallywag, reconhece que esta é uma “tragédia” e adianta que “está a trabalhar com a Volvo Ocean Race para providenciar” à família do velejador britânico “todo o apoio possível”.

    Da parte da organização da competição, Richard Brisius, CEO da VOR, emitiu um comunicado onde admite que “dada a temperatura da água fria e o estado extremo do mar, juntamente com o tempo que passou desde que ele caiu ao mar, devemos presumir que John foi perdido no mar”. “Todos nós na organização da Volvo Ocean Race enviamos as nossas sinceras condolências à família do John, dos seus amigos e dos seus companheiros de equipa e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-los neste momento tão difícil.”

    O sueco, que no final do ano passado assumiu a liderança da mais difícil prova de circum-navegação por equipas em barcos à vela, refere que a tripulação da Scallywag “está, naturalmente, emocional e fisicamente exausta após o que acabaram de passar”, e garante que apesar de neste momento o “único objectivo” centrar-se em dar “todo o apoio e assistência possível à equipa”, ficam “muitas dúvidas” sobre como um dos velejadores “foi perdido no mar”. “Poderemos esclarecer isso mais tarde, quando a equipa nos passar toda a informação”, conclui Brisius.

    Fisher, de 47 anos, que participa pela primeira vez na VOR, caiu ao mar numa localização remota do Oceano Pacífico, quando as condições meteorológicas eram muito adversas: vento de 35 nós (mais de 60km/h) e ondas de seis metros. Segundo a equipa, o velejador “usava o equipamento de sobrevivência quando caiu ao mar”, mas com a baixa temperatura da água no local (9 graus Celsius), as hipóteses de sobrevivência são muito reduzidas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografias: VORC e R. Pinto

    Fonte: Público

     

Tags
  • vela
  • velejador
  • Volvo Ocean Race
  • barcos
  • John Fisher
  • oceano
  • mar
  • Oceano Pacífico
  • Naufrago
  • acidente
  • António Fontes
pub
similar News
similar
julho 10
Projeto TransforMAR está de regresso às praias nacionais e vai ajudar 15 IPSS
julho 10
Praia da Parede continua interdita a banhos
julho 10
Fluxo anormal de água atinge acesso da Praia de Carcavelos
julho 10
Novo fim de semana com muito calor a caminho
julho 10
Okahina, a quarta tecnologia de ondas que promete três piscinas em França
julho 09
Os banhos estão interditos na Praia da Parede
julho 10
Praia no Rio de Janeiro? Só depois de haver vacina para a Covid-19
pub