Homepage

  • IPMA lança Alerta Vermelho!
    10 março 2018
    arrow
    arrow
  • Os danos causados pelo mau tempo multiplicam-se um pouco por todo o país...
  • IPMA alerta para rajadas de vento de 85 quilómetros por hora, que podem chegar aos 100 a 120 km/hora no Norte. 11 distritos do litoral passam para alerta vermelho até às 18 horas de domingo.

    Alguns dos distritos que estão neste momento com alerta laranja vão passar para alerta vermelho já na madrugada de domingo. A agência Lusa avança ainda que a situação meteorológica já piorou no norte e, até princípio da noite, outras regiões vão assistir ao agravamento do vento e da precipitação, levando à emissão de um aviso laranja, que se junta ao vermelho para todo o litoral.

    Acompanhem a tempestade através das nossas livecams, evitem as zonas costeiras!

    No site do IPMA é ainda possível ver que há 11 distritos sob aviso laranja a passar para vermelho ainda este sábado: Faro, Beja , Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo. O alerta vermelho vai estar em vigor a partir das três da manhã deste domingo, até às seis da tarde do mesmo dia.

    Os restantes distritos de Portugal Continental estão sinalizados com o alerta amarelo, ligeiramente menos grave que o laranja. O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo durante a tarde de sábado. E já esta tarde foi registado um tornado em Esposende, na costa do Minho.

     

    Ao longo do país já foram tomadas algumas precauções, como foi o caso de Santarém que ativou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo. A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu também um alerta especial para as entidades que cooperam nesta área, que vai vigorar até à 00h da próxima segunda-feira.

    Num comunicado divulgado este sábado, a Proteção Civil informou ter reforçado o acompanhamento operacional das bacias hidrográficas que podem registar situações de cheia, nomeadamente a do Tejo, Vouga (Águeda) e Douro (Tâmega).

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para a chuva forte, o vento e a agitação marítima que se vão fazer sentir sobre Portugal continental e o arquipélago da Madeira nas próximas horas. Onze distritos estão sob aviso laranja, incluindo Lisboa e Porto, por causa da tempestade “Félix”.

    Este sábado o IPMA emitiu um comunicado onde avisa que durante a tarde deste sábado se prevê uma intensificação do vento, em particular entre as seis da tarde e as três da manhã deste domingo. As rajadas em Portugal continental podem chegar aos 85 quilómetros por hora, em particular no Minho e Douro Litoral, onde poderão ainda atingir ventos na ordem dos 100 e 120 quilómetros por hora. Na madrugada de domingo o vento vai abrandar de intensidade, embora permaneça entre moderado a forte, sobretudo no litoral e nas terras altas.

    “Salienta-se ainda, em particular na costa ocidental, a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento localizados, aos quais poderão estar associados valores de rajadas superiores aos mencionados”, adianta o mesmo comunicado do IPMA.

    A agitação marítima também vai aumentar na costa ocidental durante este sábado. As ondas podem chegar aos seis metros de altura, aumento para os sete e oito metros a partir da madrugada de domingo, podendo chegar aos 14 metros de altura. A partir da tarde de domingo, o mar pode diminuir gradualmente a agitação, embora permaneça sob aviso meteorológico.

    “No arquipélago da Madeira, as ondas podem chegar também aos cinco metros de altura”, e podem chegar aos seis metros ainda durante a madrugada, adianta o IPMA. Na mais recente previsão, este organismo coloca o arquipélago da Madeira sobe aviso amarelo para agitação marítima entre a tarde de hoje e as 06:00 de segunda-feira.

    A altura das ondas poderá oscilar entre os quatro metros (de aviso amarelo) e os dez metros (de aviso laranja), sobretudo na costa norte da Madeira e na ilha do Porto Santo. As zonas montanhosas da Madeira estão sob aviso amarelo para vento até às 21:00 de hoje.

    A chuva também vai continuar: no Continente poderão ser localmente fortes e de granizo, em particular nas regiões norte e centro, e acompanhadas, por vezes, de trovoada. A partir do meio dia de domingo, no entanto, os aguaceiros tendem a diminuir, sobretudo na região Sul do país.

    O IPMA alerta ainda para o facto de a tempestade “Felix” se desloca para o norte do país, e que às 00h de domingo o centro da tempestade estará a noroeste da Galiza.

    Os danos causados pelo mau tempo multiplicam-se um pouco por todo o país: a TVI24 avança que Braga houve registo este sábado de um tornado, ao largo da praia de Esposende, filmado pelo bar “Mar Alto”.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Observador

    Foto: EPA / RR

Tags
  • mau tempo
  • alerta vermelho
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • félix
  • Tempestade
  • vento
  • Agitação marítima
  • perigo
pub
similar News
similar
novembro 22
Kitesurfer francês perde a vida em São Miguel
novembro 22
Descida de temperatura no radar do fim de semana
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16
novembro 22
'Ondas de Magia' trouxe jovens açorianos às ondas de Cascais
novembro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 2º Episódio
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 15
MEO Beachcam apresenta a Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz