Homepage

  • Primavera chega hoje, mas mascarada de Inverno!
    20 março 2018
    arrow
    arrow
  • Hoje, dia 20 de março, quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, Portugal receberá oficialmente a Primavera.
  • Quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15 esta terça feira, a primavera chegará. Porém, acompanhada de céu nublado e de descida das temperaturas.

    Hoje, dia 20 de março, quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, Portugal receberá oficialmente a Primavera.

    Este é, refira-se, o instante que assinala o início do equinócio da primavera no hemisfério norte – uma estação do ano que, a título de curiosidade, se prolongará por 92,79 dias até à data do próximo solstício, que ocorrerá no dia 21 de junho às 11h07.

    Ou seja, amanhã, dia 21 de Março, é o primeiro dia primaveril por completo.

    Mas, a Primavera não chega como o sol e as temperaturas amenas que são seu apanágio. Hoje, pelo menos, ‘vestir-se-á’ de inverno. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao longo desta terça-feira vão registar-se períodos de céu muito nublado e vento moderado a forte na faixa costeira ocidental. Além disso, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade até final da tarde.

    Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste até ao final da manhã e no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde.

    Quanto ao vento, soprará de fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, moderado a forte (25 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

    A Primavera chega igualmente com uma descida da temperatura mínima e uma ligeira descida da máxima na região Sul. No interior Norte e Centro há ainda probabilidade de formação de gelo ou geada.

    Para a região da grande Lisboa, em particular, o IPMA prevê em geral céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Até ao final da manhã, alerta ainda o Instituto, há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, com o vento a soprar de moderado (até 35 km/h) a forte (até 40 km/h) com rajadas até 70 km/h.

    Por sua vez, o Porto ‘acordou’ esta manhã de terça-feira com céu pouco nublado, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Prevê-se, porém, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã. A previsão de descida de temperatura vem acompanhada com vento moderado (até 30 km/h) de norte.

    Quanto às temperaturas previstas para hoje, Lisboa oscilará entre os 7ºC de mínima e os 13ºC de máxima, Porto terá 5ºC de mínima e 14ºC de máxima e em Beja estarão 4ºC de mínima e 14ºC de máxima. Já em Bragança, na Guarda e em Viseu o frio sentir-se-á com maior intensidade, já que as mínimas são de - 1ºC, 1ºC e 0ºC, respetivamente. Quanto às máximas, para Bragança prevêem-se 11º, para Guarda 7º e para Viseu 12º.

    Posto isto só nos resta desejar-vos... Uma boa primavera!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM

    Foto: ReNatures

Tags
  • primavera
  • estações do ano
  • equinócio
  • meteorologia
  • inverno
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • março
  • 20
similar News
similar
janeiro 19
Municípios de Matosinhos e Vila do Conde encerram marginais
janeiro 19
Os “ex-futuros” campeões mundiais que estão a envelhecer... sem títulos
janeiro 19
Está a chegar a depressão Gaetan, estado do tempo vai agravar-se
janeiro 19
Alterações climáticas deverão mudar zona das chuvas tropicais
janeiro 19
A super sessão num Outer Reef do North Shore vista de drone (VÍDEO)
janeiro 18
Governo japonês continua a garantir realização de Tóquio'2020, apesar do crescimento da pandemia
janeiro 18
'Bolas de Neptuno', os resíduos que ajudam a retirar o plástico do mar