Homepage

  • Primavera chega hoje, mas mascarada de Inverno!
    20 março 2018
    arrow
    arrow
  • Hoje, dia 20 de março, quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, Portugal receberá oficialmente a Primavera.
  • Quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15 esta terça feira, a primavera chegará. Porém, acompanhada de céu nublado e de descida das temperaturas.

    Hoje, dia 20 de março, quando os ponteiros do relógio marcarem 16h15, Portugal receberá oficialmente a Primavera.

    Este é, refira-se, o instante que assinala o início do equinócio da primavera no hemisfério norte – uma estação do ano que, a título de curiosidade, se prolongará por 92,79 dias até à data do próximo solstício, que ocorrerá no dia 21 de junho às 11h07.

    Ou seja, amanhã, dia 21 de Março, é o primeiro dia primaveril por completo.

    Mas, a Primavera não chega como o sol e as temperaturas amenas que são seu apanágio. Hoje, pelo menos, ‘vestir-se-á’ de inverno. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao longo desta terça-feira vão registar-se períodos de céu muito nublado e vento moderado a forte na faixa costeira ocidental. Além disso, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade até final da tarde.

    Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste até ao final da manhã e no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde.

    Quanto ao vento, soprará de fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, moderado a forte (25 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

    A Primavera chega igualmente com uma descida da temperatura mínima e uma ligeira descida da máxima na região Sul. No interior Norte e Centro há ainda probabilidade de formação de gelo ou geada.

    Para a região da grande Lisboa, em particular, o IPMA prevê em geral céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Até ao final da manhã, alerta ainda o Instituto, há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, com o vento a soprar de moderado (até 35 km/h) a forte (até 40 km/h) com rajadas até 70 km/h.

    Por sua vez, o Porto ‘acordou’ esta manhã de terça-feira com céu pouco nublado, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. Prevê-se, porém, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã. A previsão de descida de temperatura vem acompanhada com vento moderado (até 30 km/h) de norte.

    Quanto às temperaturas previstas para hoje, Lisboa oscilará entre os 7ºC de mínima e os 13ºC de máxima, Porto terá 5ºC de mínima e 14ºC de máxima e em Beja estarão 4ºC de mínima e 14ºC de máxima. Já em Bragança, na Guarda e em Viseu o frio sentir-se-á com maior intensidade, já que as mínimas são de - 1ºC, 1ºC e 0ºC, respetivamente. Quanto às máximas, para Bragança prevêem-se 11º, para Guarda 7º e para Viseu 12º.

    Posto isto só nos resta desejar-vos... Uma boa primavera!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM

    Foto: ReNatures

Tags
  • primavera
  • estações do ano
  • equinócio
  • meteorologia
  • inverno
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • março
  • 20
similar News
similar
novembro 28
MEO Beachcam e Mercedes-Benz apresentam Nazaré Winter Sessions Awards 2023/2024 em evento exclusivo
novembro 28
Etapa final do ASCC Super Groms 2023 antecipada
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Mais de uma tonelada de resíduos recolhidos na limpeza da Praia Velha e do Pedrógão
novembro 28
Do surf ao bodyboard, passando pelo SUP: vários títulos nacionais decidem-se em dezembro
novembro 27
Boas ondas no campeonato intersócios do Surfing Clube de Portugal
novembro 27
Já há nova data para finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-14