Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 30MAR a 03ABR
    29 março 2018
    arrow
    arrow
  • Mais um episódio de ondulação XL e algumas opções de Surf, chuva a manter-se para a próxima semana.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 01ABR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Situação geral: Uma baixa-pressão a Oeste das Ilhas britânicas com um sistema-frontal associado move-se em direção ao Norte da Península Ibérica, originando condições de céu muito nublado, vento do quadrante Oeste, precipitação e a induzir uma ondulação de grandes dimensões de WNW/NW com médios/longos períodos a subir ao longo de Sexta-feira, atingindo o pico nas primeiras horas de Sábado com tamanhos consideráveis em mais um episódio de ondas grandes.


    Imagem de Satélite RGB Composites Natural Colours, referente a 29MAR2018 às 16:00 locais. Fonte: EUMETSAT.

    Posteriormente, uma nova baixa-pressão aproxima-se de Oeste com mais um sistema-frontal associado, voltando a induzir condições de céu muito nublado a encoberto, vento do quadrante Sul e precipitação. A ondulação mantém-se em declínio ao longo do dia de Sábado de NW com médios a curtos períodos, esperando-se que volte a subir com vaga de SSW gerada pela proximidade da nova baixa-pressão.

     

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com precipitação mais frequente nas regiões Norte e Centro, probabilidades de trovoada e granizo. Vento de Oeste moderado, intensificando-se para forte a moderado para a tarde.
    Surf: Ondulação de WNW/NW de médio longo período a subir, ondas de tamanhos estimados entre 4.0 a 5.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 metros nas regiões mais a Sul com bastante vaga associada e mar tempestivo. Fracas opções de surf em locais abrigados. Costa Sul com ondulação de refração a incidir na zona SW e algumas opções de surf matinal com vento side-offshore, tamanhos de 1.0 a 1.5 metros aumentando para 2.0 a 3.0 para a tarde e gradualmente menores para Este.

     

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado com abertas e aguaceiros dispersos para a zona Norte. Vento de WNW fraco a moderado, rodando a SW moderado para a tarde.
    Surf: Ondulação em declínio de NW com médio/longo período a cair para médio/curto ao longo do dia, ondas com tamanhos consideráveis a rondar 5.0 a 6.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 3.5 a 4.5 nas regiões mais a Sul. Oportunidades matinais em praias voltadas a Sul com ondulação de refração e tamanhos mais pequenos. Costa Sul a ser talvez a melhor opção durante o período matinal com ondulação de refração a incidir na zona SW com ondas calculadas entre 2.5 a 3.5 metros e vento offshore, deteriorando-se à tarde com vento SW.


    Domingo

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado com abertas e vento de SSE matinal, tornando-se de SSW para a tarde.
    Surf: A ondulação de NW continua em declínio, com oportunidades matinais de surf em condições de vento side-offshore para as praias voltadas a WNW-NW e ondas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros mas a Sul, deteriorando-se para a tarde com o vento a rodar a SSW e a entrada de vaga. Costa Sul a tornar-se gradualmente flat com vento onshore.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 30MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 03ABR2018.
    Segunda-feira céu muito nublado a encoberto durante o período matinal com precipitação a acompanhar durante a passagem de um sistema-frontal, tornando-se geralmente muito nublado para a tarde e para Terça-feira, mantendo ainda períodos de precipitação. O vento prevê-se de S-SW moderado para Segunda-feira de manhã, rodando a WSW moderado para a tarde e a tornar-se moderado a forte para a tarde de Terça-feira.

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 03ABR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    No mar a ondulação apresenta-se a subir de W-WSW com curtos períodos a originar ondas gradualmente maiores, atingindo tamanhos entre 3.0 a 4.0 metros até ao final do dia de Terça-feira em condições gerais de mar desordenado com vento onshore, não se esperando grandes opções de surf. Costa Sul com alguma ondulação, mais incidente na zona SW, mas também em condições de onshore/sideshore.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • tempestade
  • ondulação
  • ondulação xl
  • meteorologia
  • ondas
  • surf
pub
similar News
similar
abril 09
Ainda há quem continue a surfar, apesar do surf estar interdito
abril 09
Himalaias já são visíveis da Índia devido à queda da poluição do ar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos no mar
abril 09
Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar
abril 09
Chuva dá tréguas na Páscoa
abril 09
Temperaturas de março entre as mais altas desde que há registo do mês
abril 09
Polícia investiga estrela australiana que furou quarentena para surfar
pub