Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 02ABR a 06ABR
    01 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL, vento onshore e alguma precipitação. Esperam-se curtas janelas de surf, sabe onde e quando para não te escapar uma onda!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 04ABR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Situação geral: A passagem de duas baixas-pressões a NW de Portugal Continental em direção ao Sul das Ilhas Britânicas e NW de França, com sistemas-frontais associados vão originar condições de céu geralmente muito nublado e períodos de precipitação e probabilidade de trovoada, tornando-se gradualmente menos nublado para Quarta-feira. O vento prevê-se do quadrante Sul, rodando a Oeste na Quarta-feira.


    Pressão e Vento, referente a 02ABR2018 às 06:00 locais. Fonte: IPMA.pt / Modelo AROME.

    No mar a ondulação é gerada pelas baixas-pressões a passarem a NW da Península Ibérica pelo que o tamanho da ondulação e período está diretamente relacionado com a proximidade e intensidade destas depressões. Assim espera-se ondulação de WSW de curto período a atingir o pico na Segunda-feira ao final da manhã, voltando a aumentar mais significativamente durante o dia de Terça-feira num novo pulso de W/WNW predominantemente de curtos períodos e pontualmente períodos máximos longos a escaparem à depressão ao largo, sendo mais um episódio de ondas grandes e onshore.
    O pico dá-se nas primeiras horas de Quarta-feira com ondulação a atingir 7.0 a 8.0 metros e ocasionalmente acima, entrando em declínio posteriormente ao longo do dia com ondas gradualmente menores, sendo ainda assim mais um dia de ondas grandes.


    Altura Significativa de Ondulação, referente a 03ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WW3.


    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação, mais frequentes nas zonas Norte e Centro e probabilidades de trovoada. Vento de S-SSE fraco a moderado ao nascer-do-sol, passando a SW moderado até meio da manhã e a manter-se ao longo do dia.
    Surf: Ondulação de WSW de curto período a originar ondas estimadas entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.5 a 2.0 metros nas regiões mais a Sul. Melhores opções durante o início da manhã, com vento de SSE da originar uma componente de vento offshore ao longo da Costa Oeste. No entanto é uma curta janela e ainda antes do meio da manhã já se espera que o vento rode a SW e intensifique, deteriorando as condições em geral.
    Costa Sul com alguma ondulação a incidir na zona SW em condições de mar desordenado com vento onshore a originar vaga.

     

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação, mais frequentes nas zonas Norte e Centro e probabilidades de trovoada. Vento de WSW-SW moderado, tornando-se moderado a forte a Norte do Cabo Espichel.
    Surf: Novo pulso de ondulação XL de WNW/W com curtos a longos períodos a aumentar até ao final do dia com ondas de grandes dimensões, com condições gerais de mar desordenado em vento onshore e vaga associada, tamanhos esperam-se a atingir 6.0 a 7.0 metros até ao final do dia a Norte do Cabo Raso e 4.0 a 5.0 metros mais a Sul. Costa Sul com ondulação de refração na zona SW a atingir tamanhos entre os 2.0 a 3.0 metros até ao final do dia, sendo gradualmente menores para Este, tal como a maior parte da Costa Oeste as condições são de mar desordenado.


    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado para a tarde com probabilidade de aguaceiros até ao final da manhã nas regiões mais a Norte. Vento de WNW moderado, tornando-se de NW fraco a moderado para a tarde.
    Surf: Ondulação de WNW/W em declínio com tamanhos calculados entre 6.0 a 8.0 metros nas zonas mais expostas ao longo da Costa Oeste, sendo mais um dia de mar grande e desordenado, surgem no entanto oportunidades de surf em locais abrigados voltados a Sul em especial durante o período da tarde, fiquem atentos às praias da linha com ondas consideravelmente mais pequenas e Costa Sul com ondas a rondarem 3.0 a 4.0 metros a SW e gradualmente menores a Este.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 06ABR2018.
    Quinta-feira espera-se céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado em especial nas regiões mais a Norte e a tornar-se muito nublado para Sexta-feira com precipitação associada a partir do final da manhã, devido à aproximação de uma nova baixa-pressão a NW com uma superfície-frontal associada. O vento prevê-se de SE fraco a moderado na Quinta-feira de manhã, rodando a SW moderado para a tarde, para Sexta-feira de S-SSW fraco a moderado, tornando-se de SW à tarde.


    Carta de Vento, referente a 05ABR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    A ondulação continua em declínio de WNW com curtos períodos e a misturar-se com outra ondulação de NNW de médio a curto período, associada a uma baixa-pressão sobre as Ilhas Britânicas. A combinação destas duas ondulações vão originar condições de mar mexido, no entanto o vento de SE matinal na Quinta-feira vai proporcionar condições de surf em praias voltadas a NW, com tamanhos entre 2.5 a 3.5 metros, descendo mais substancialmente para Sexta-feira. Para a tarde de Sexta-feira entra um novo pulso de Oeste, com os modelos a indicarem que se poderá tratar de mais um episódio de ondas grandes.
    Costa Sul com ondulação de refração a afetar a zona SW e vaga de ESE a originar condições de mar mexido em regime de vento onshore, tamanhos maiores a SW.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • ondas
  • ondulação
  • ondulação xl
  • tempestade
  • surf
  • meteorologia
pub
similar News
similar
maio 27
Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
junho 02
Realizada a 1ª formação e-learning de Prevenção do Afogamento em Portugal
junho 02
'Verão no Parque' já chegou a mais 4 espaços do concelho de Cascais
junho 02
Caravanismo ilegal originou 92 autos de contraordenação na Costa Vicentina
junho 02
Stephanie Gilmore apostada em chegar ao oitavo título
junho 01
“Enfrentámos muitas dificuldades para o surf chegar aos Jogos”
junho 01
Prolongadas as licenças das escolas de surf emitidas pelo Porto de Leixões
pub