Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM de 02ABR a 06ABR
    01 abril 2018
    arrow
    arrow
  • Mais ondulação XL, vento onshore e alguma precipitação. Esperam-se curtas janelas de surf, sabe onde e quando para não te escapar uma onda!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 04ABR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Situação geral: A passagem de duas baixas-pressões a NW de Portugal Continental em direção ao Sul das Ilhas Britânicas e NW de França, com sistemas-frontais associados vão originar condições de céu geralmente muito nublado e períodos de precipitação e probabilidade de trovoada, tornando-se gradualmente menos nublado para Quarta-feira. O vento prevê-se do quadrante Sul, rodando a Oeste na Quarta-feira.


    Pressão e Vento, referente a 02ABR2018 às 06:00 locais. Fonte: IPMA.pt / Modelo AROME.

    No mar a ondulação é gerada pelas baixas-pressões a passarem a NW da Península Ibérica pelo que o tamanho da ondulação e período está diretamente relacionado com a proximidade e intensidade destas depressões. Assim espera-se ondulação de WSW de curto período a atingir o pico na Segunda-feira ao final da manhã, voltando a aumentar mais significativamente durante o dia de Terça-feira num novo pulso de W/WNW predominantemente de curtos períodos e pontualmente períodos máximos longos a escaparem à depressão ao largo, sendo mais um episódio de ondas grandes e onshore.
    O pico dá-se nas primeiras horas de Quarta-feira com ondulação a atingir 7.0 a 8.0 metros e ocasionalmente acima, entrando em declínio posteriormente ao longo do dia com ondas gradualmente menores, sendo ainda assim mais um dia de ondas grandes.


    Altura Significativa de Ondulação, referente a 03ABR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WW3.


    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação, mais frequentes nas zonas Norte e Centro e probabilidades de trovoada. Vento de S-SSE fraco a moderado ao nascer-do-sol, passando a SW moderado até meio da manhã e a manter-se ao longo do dia.
    Surf: Ondulação de WSW de curto período a originar ondas estimadas entre 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.5 a 2.0 metros nas regiões mais a Sul. Melhores opções durante o início da manhã, com vento de SSE da originar uma componente de vento offshore ao longo da Costa Oeste. No entanto é uma curta janela e ainda antes do meio da manhã já se espera que o vento rode a SW e intensifique, deteriorando as condições em geral.
    Costa Sul com alguma ondulação a incidir na zona SW em condições de mar desordenado com vento onshore a originar vaga.

     

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação, mais frequentes nas zonas Norte e Centro e probabilidades de trovoada. Vento de WSW-SW moderado, tornando-se moderado a forte a Norte do Cabo Espichel.
    Surf: Novo pulso de ondulação XL de WNW/W com curtos a longos períodos a aumentar até ao final do dia com ondas de grandes dimensões, com condições gerais de mar desordenado em vento onshore e vaga associada, tamanhos esperam-se a atingir 6.0 a 7.0 metros até ao final do dia a Norte do Cabo Raso e 4.0 a 5.0 metros mais a Sul. Costa Sul com ondulação de refração na zona SW a atingir tamanhos entre os 2.0 a 3.0 metros até ao final do dia, sendo gradualmente menores para Este, tal como a maior parte da Costa Oeste as condições são de mar desordenado.


    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado para a tarde com probabilidade de aguaceiros até ao final da manhã nas regiões mais a Norte. Vento de WNW moderado, tornando-se de NW fraco a moderado para a tarde.
    Surf: Ondulação de WNW/W em declínio com tamanhos calculados entre 6.0 a 8.0 metros nas zonas mais expostas ao longo da Costa Oeste, sendo mais um dia de mar grande e desordenado, surgem no entanto oportunidades de surf em locais abrigados voltados a Sul em especial durante o período da tarde, fiquem atentos às praias da linha com ondas consideravelmente mais pequenas e Costa Sul com ondas a rondarem 3.0 a 4.0 metros a SW e gradualmente menores a Este.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 06ABR2018.
    Quinta-feira espera-se céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado em especial nas regiões mais a Norte e a tornar-se muito nublado para Sexta-feira com precipitação associada a partir do final da manhã, devido à aproximação de uma nova baixa-pressão a NW com uma superfície-frontal associada. O vento prevê-se de SE fraco a moderado na Quinta-feira de manhã, rodando a SW moderado para a tarde, para Sexta-feira de S-SSW fraco a moderado, tornando-se de SW à tarde.


    Carta de Vento, referente a 05ABR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    A ondulação continua em declínio de WNW com curtos períodos e a misturar-se com outra ondulação de NNW de médio a curto período, associada a uma baixa-pressão sobre as Ilhas Britânicas. A combinação destas duas ondulações vão originar condições de mar mexido, no entanto o vento de SE matinal na Quinta-feira vai proporcionar condições de surf em praias voltadas a NW, com tamanhos entre 2.5 a 3.5 metros, descendo mais substancialmente para Sexta-feira. Para a tarde de Sexta-feira entra um novo pulso de Oeste, com os modelos a indicarem que se poderá tratar de mais um episódio de ondas grandes.
    Costa Sul com ondulação de refração a afetar a zona SW e vaga de ESE a originar condições de mar mexido em regime de vento onshore, tamanhos maiores a SW.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsão surf
  • ondas
  • ondulação
  • ondulação xl
  • tempestade
  • surf
  • meteorologia
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos