Homepage

  • PREVISÃO MEOBEACHCAM 23 A 27 DE MARÇO
    23 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Baixa-pressão Hugo a originar precipitação, céu geralmente muito nublado e mais um episódio de vento onshore moderado e pontualmente forte. No entanto teremos oportunidades de surf se souberem onde e quando procurar! Mais à frente, para o início da semana que vem, voltamos a ter céu pouco nublado e offshore.
  • ***Destaques de Surf até Sexta-feira***

    - Sexta-feira, muito poucas oportunidades de surf em locais abrigados do vento.

    - Sábado, opções de surf em locais abrigados, voltados a Sul (praias da linha e Costa Sul a SW), com ondulação de refração a induzir ondas de menores dimensões.

    - Domingo, durante o período matinal a Norte do Cabo Carvoeiro e praias voltadas a Sul.

    Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 25MAR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Esta Sexta-feira Portugal Continental é afetado pela passagem de um sistema-frontal, originando condições de céu muito nublado a encoberto com períodos de precipitação associada. Sábado em situação pós-frontal, céu temporariamente muito nublado em regime de aguaceiros, mantendo-se muito nublado para Domingo devido a uma baixa-pressão a Oeste que vai originar mais precipitação em especial durante o período matinal, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde.

    Vento de WNW moderado para Sexta-feira, rodando a WSW para o período da tarde, no Sábado o vento roda a NW e aumenta de intensidade passando a Forte. Já para Domingo espera-se vento de NNE-NE fraco a moderado a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de WNW forte a moderado mais a Sul.


    Carta de Vento, referente a 25MAR2018 às 10:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar para Sexta-feira a ondulação é de WNW de curtos períodos em declínio gradual, originando ondas entre 1.2 a 1.8 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul em condições de mar desordenado com vento onshore, poucas oportunidades de surf em locais abrigados do vento.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 24MAR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Para as primeiras horas de Sábado espera-se a entrada de uma nova ondulação de NW com curto/médio período, produzida pela baixa-pressão (Hugo) a Norte da Península ibérica. As ondas resultantes esperam-se progressivamente maiores ao longo do dia, até atingir o pico da ondulação durante a tarde com tamanhos estimados entre 4.0 a 5.0 metros nos locais mais expostos a NW, a Norte do Cabo Raso. Nas zonas mais expostas as condições são de mar desordenado e turbulento com bastante vaga à mistura, surgem no entanto opções de surf em locais abrigados voltados a Sul, com ondulação de refração a induzir ondas de menores dimensões.


    No Domingo já com a ondulação em declínio, prevê-se uma janela de surf durante o período matinal a Norte do Cabo Carvoeiro, apesar do mar ainda mexido para essa região, espera-se que o vento offshore possibilite algumas oportunidades com ondas a rondar 2.0 a 3.0 metros, mantêm-se opções de surf nas praias voltadas a Sul com os tamanhos a descerem mais significativamente.

    Para a Costa Sul a ondulação de WNW vai originar ondas de até 0.8 metros no extremo SW para Sexta-feira, aumentando para 1.0-1.5 metros no Sábado e entre 1.5 a 2.5 metros para a manhã de Domingo, sob condições de vento de NW durante a maior parte do período considerado. Oportunidades de Surf no extremo SW em praias voltadas a Sul, os tamanhos esperam-se gradualmente menores para Este.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 27MAR2018.

    Para o início da semana que vem a alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre Portugal Continental, originando céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso para os períodos matinais de Segunda e Terça-feira, sem precipitação associada.
    Vento fraco a moderado de NE/NNE para os períodos matinais, rodando a NW moderado para a tarde.
    A ondulação é ainda proveniente da (agora extinta) baixa-pressão Hugo, pelo que se encontra em declínio com curtos períodos a originar ondas entre 1.8 a 2.5 metros em locais expostos a NW a Norte do Cabo Raso, diminuindo ligeiramente para Terça-feira. Opções de Surf em praias orientadas a NW-W durante os períodos matinais. Costa Sul com ondas no extremo SW, sendo flat na sua maioria para Este.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • Previsão Surf
  • Tempestade Hugo
  • METEOROLOGIA
similar News
similar
novembro 28
Mais de uma tonelada de resíduos recolhidos na limpeza da Praia Velha e do Pedrógão
novembro 28
Do surf ao bodyboard, passando pelo SUP: vários títulos nacionais decidem-se em dezembro
novembro 27
Boas ondas no campeonato intersócios do Surfing Clube de Portugal
novembro 27
Já há nova data para finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-14
novembro 27
Governo aprova criação da primeira área marinha protegida em Portugal continental no século XXI
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 27
Portugal com jornada quase imaculada no Rio de Janeiro