Homepage

  • PREVISÃO MEOBEACHCAM 23 A 27 DE MARÇO
    23 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Baixa-pressão Hugo a originar precipitação, céu geralmente muito nublado e mais um episódio de vento onshore moderado e pontualmente forte. No entanto teremos oportunidades de surf se souberem onde e quando procurar! Mais à frente, para o início da semana que vem, voltamos a ter céu pouco nublado e offshore.
  • ***Destaques de Surf até Sexta-feira***

    - Sexta-feira, muito poucas oportunidades de surf em locais abrigados do vento.

    - Sábado, opções de surf em locais abrigados, voltados a Sul (praias da linha e Costa Sul a SW), com ondulação de refração a induzir ondas de menores dimensões.

    - Domingo, durante o período matinal a Norte do Cabo Carvoeiro e praias voltadas a Sul.

    Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 25MAR2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Esta Sexta-feira Portugal Continental é afetado pela passagem de um sistema-frontal, originando condições de céu muito nublado a encoberto com períodos de precipitação associada. Sábado em situação pós-frontal, céu temporariamente muito nublado em regime de aguaceiros, mantendo-se muito nublado para Domingo devido a uma baixa-pressão a Oeste que vai originar mais precipitação em especial durante o período matinal, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde.

    Vento de WNW moderado para Sexta-feira, rodando a WSW para o período da tarde, no Sábado o vento roda a NW e aumenta de intensidade passando a Forte. Já para Domingo espera-se vento de NNE-NE fraco a moderado a Norte do Cabo Carvoeiro, sendo de WNW forte a moderado mais a Sul.


    Carta de Vento, referente a 25MAR2018 às 10:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar para Sexta-feira a ondulação é de WNW de curtos períodos em declínio gradual, originando ondas entre 1.2 a 1.8 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul em condições de mar desordenado com vento onshore, poucas oportunidades de surf em locais abrigados do vento.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 24MAR2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Para as primeiras horas de Sábado espera-se a entrada de uma nova ondulação de NW com curto/médio período, produzida pela baixa-pressão (Hugo) a Norte da Península ibérica. As ondas resultantes esperam-se progressivamente maiores ao longo do dia, até atingir o pico da ondulação durante a tarde com tamanhos estimados entre 4.0 a 5.0 metros nos locais mais expostos a NW, a Norte do Cabo Raso. Nas zonas mais expostas as condições são de mar desordenado e turbulento com bastante vaga à mistura, surgem no entanto opções de surf em locais abrigados voltados a Sul, com ondulação de refração a induzir ondas de menores dimensões.


    No Domingo já com a ondulação em declínio, prevê-se uma janela de surf durante o período matinal a Norte do Cabo Carvoeiro, apesar do mar ainda mexido para essa região, espera-se que o vento offshore possibilite algumas oportunidades com ondas a rondar 2.0 a 3.0 metros, mantêm-se opções de surf nas praias voltadas a Sul com os tamanhos a descerem mais significativamente.

    Para a Costa Sul a ondulação de WNW vai originar ondas de até 0.8 metros no extremo SW para Sexta-feira, aumentando para 1.0-1.5 metros no Sábado e entre 1.5 a 2.5 metros para a manhã de Domingo, sob condições de vento de NW durante a maior parte do período considerado. Oportunidades de Surf no extremo SW em praias voltadas a Sul, os tamanhos esperam-se gradualmente menores para Este.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 27MAR2018.

    Para o início da semana que vem a alta-pressão a Oeste estende-se em crista sobre Portugal Continental, originando céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso para os períodos matinais de Segunda e Terça-feira, sem precipitação associada.
    Vento fraco a moderado de NE/NNE para os períodos matinais, rodando a NW moderado para a tarde.
    A ondulação é ainda proveniente da (agora extinta) baixa-pressão Hugo, pelo que se encontra em declínio com curtos períodos a originar ondas entre 1.8 a 2.5 metros em locais expostos a NW a Norte do Cabo Raso, diminuindo ligeiramente para Terça-feira. Opções de Surf em praias orientadas a NW-W durante os períodos matinais. Costa Sul com ondas no extremo SW, sendo flat na sua maioria para Este.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • Previsão Surf
  • Tempestade Hugo
  • METEOROLOGIA
pub
similar News
similar
abril 08
Peças de Lego podem resistir até 1300 anos nos oceanos
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
pub