Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM 21 a 23 de Março
    21 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Quarta-feira é dia de Surf com ondulação de Oeste e vento offshore, para Quinta-feira esperam-se mais oportunidades de Surf! Sabe onde e quando, porque Sexta-feira voltamos a uma situação de mar tempestivo.
  • ***Destaques de Surf até Quarta-feira***

     

    - Quarta-feira temos surf durante o período matinal ao longo da Costa Oeste e praias voltadas a Sul (praias da linha) durante todo o dia, a destacar Carcavelos (1.0 a 1.5 metros) e Costa Sul na zona SW.

     

    - Quinta-feira, opções de surf ao longo da Costa Oeste com vento fraco de NW e ondas ligeiramente menores, deteriorando-se com o aumento da intensidade do vento, praias voltadas a Sul continuam a apresentar boas oportunidades até à mudança da direção do vento durante a tarde.

     

    - Sexta-feira, situação geral de vento onshore, com fracas opções de surf em locais abrigados do vento.

     

    Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 23MAR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

     

    Esta Quarta-feira a alta-pressão a NW de Portugal Continental estende-se em crista para SW, originando condições de céu pouco nublado a limpo e vento de NE fraco, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Carvoeiro.

    Entretanto para Quinta-feira a aproximação e passagem de um sistema-frontal vai produzir céu muito nublado a encoberto a partir do meio da manhã, com precipitação associada a partir do meio da tarde. O vento prevê-se de NW fraco, tornando-se de SW moderado a Norte do Cabo Espichel e de WNW nas regiões mais a Sul até ao final do dia.

    Para Sexta-feira uma nova superfície-frontal vai manter condições de céu geralmente muito nublado, períodos de precipitação e vento moderado do quadrante Oeste, passando a NW forte a moderado a partir do final da tarde.

     

    Carta de Vento, referente a 21MAR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    O mar para esta Quarta-feira na Costa Oeste mantém-se com ondulação de Oeste de médio/longo período a atingir o pico durante a tarde e ainda alguma vaga de NNW da Nortada mais intensa de Terça-feira. Esperam-se oportunidades de surf ao longo da Costa Oeste em condições matinais de vento offshore, com ondas estimadas a rondar 2.0 a 3.0 metros para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.5 a 2.0 metros nas regiões mais a Sul. Para a tarde, mantêm-se opções de surf em praias voltadas a Sul ao longo do dia.

     

    Quinta-feira a ondulação encontra-se em declínio muito gradual, mantendo médios a longos períodos e tamanhos gradualmente menores, opções de surf ao longo da Costa Oeste com vento fraco de NW, deteriorando-se com o aumento da intensidade do vento, praias voltadas a Sul continuam a apresentar boas oportunidades até à mudança da direção do vento durante a tarde.

     

    Na Sexta-feira o declínio da ondulação continua bastante gradual, originando ondas para o período matinal entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 para as regiões mais a Sul em situação geral de vento onshore a produzir condições de mar desordenado com bastante vaga associada, com fracas opções de surf em locais abrigados do vento.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 23MAR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WW3.

     

     

    Entretanto ainda para Sexta-feira os modelos indicam uma baixa-pressão sobre o Norte das ilhas Britânicas e a estender um vale mais a Sul, induzindo assim uma nova ondulação de WNW para o período da tarde de curto período de WNW a aumentar o tamanho das ondas resultantes.

     

    Costa Sul com a ondulação de Oeste de médio a longo período a dobrar o Cabo Sagres e a originar ondas na zona SW em condições de vento offshore, com oportunidades de surf para Quarta e Quinta-feira, os tamanhos das ondas estimam-se entre 1.0 a 1.5 metros para o extremo SW, sendo gradualmente menores para Este. Sexta-feira espera-se uma deterioração das condições com ondas em geral mais pequenas, para o período matinal e vento a tomar uma componente mais sideshore.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 25MAR2018.

     

    Para Sábado Portugal Continental encontra-se em situação pós-frontal, com períodos de céu nublado e aguaceiros até ao final da manhã, tornando-se muito nublado a encoberto com precipitação associada devido à passagem de mais uma superfície-frontal.

    O vento espera-se de NW forte a moderado, tornando-se moderado para a tarde de Sábado e a manter-se para Domingo.

    A ondulação que entra na tarde de Sexta-feira roda a NW mantendo curtos períodos e atinge o pico no Sábado à tarde com ondas a estimarem-se entre os 2.5 a 3.5 metros e probabilidades de tamanhos acima dependendo da posição da baixa-pressão na Sexta-feira, situação que ainda requer análise futura devido a alguma inconsistência entre os modelos. Para Domingo dá-se o declínio de forma gradual.

    Em suma, para este fim de semana os destaques vão para as praias abrigadas voltadas a Sul, voltando novamente a atenção para as praias da linha e Costa Sul no extremo SW, locais onde o vento NW atuará como vento offshore e terão ondulação de refração, com tamanhos consideravelmente menores que os locais expostos a Oeste onde se espera mar desordenado com muito onshore.

     

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

     

     

     

     

Tags
  • Previsão 3 dias
  • Previsão Surf
  • meteorologia
  • Ondas
  • Surf
  • Offshore
similar News
similar
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey
outubro 19
Título nacional de Surf Esperanças Sub-18 discute-se em Ribeira d'Ilhas
outubro 19
Praia do Cabo do Mundo apadrinhou estreia da Matosinhos Surf School Cup
outubro 19
Seleção Nacional de Surf Adaptado prepara Mundial com dois estágios
outubro 19
Embarcação fica com leme destruído após interação com orcas a sul de Troia