Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM 21 a 23 de Março
    21 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Quarta-feira é dia de Surf com ondulação de Oeste e vento offshore, para Quinta-feira esperam-se mais oportunidades de Surf! Sabe onde e quando, porque Sexta-feira voltamos a uma situação de mar tempestivo.
  • ***Destaques de Surf até Quarta-feira***

     

    - Quarta-feira temos surf durante o período matinal ao longo da Costa Oeste e praias voltadas a Sul (praias da linha) durante todo o dia, a destacar Carcavelos (1.0 a 1.5 metros) e Costa Sul na zona SW.

     

    - Quinta-feira, opções de surf ao longo da Costa Oeste com vento fraco de NW e ondas ligeiramente menores, deteriorando-se com o aumento da intensidade do vento, praias voltadas a Sul continuam a apresentar boas oportunidades até à mudança da direção do vento durante a tarde.

     

    - Sexta-feira, situação geral de vento onshore, com fracas opções de surf em locais abrigados do vento.

     

    Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 23MAR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

     

    Esta Quarta-feira a alta-pressão a NW de Portugal Continental estende-se em crista para SW, originando condições de céu pouco nublado a limpo e vento de NE fraco, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Carvoeiro.

    Entretanto para Quinta-feira a aproximação e passagem de um sistema-frontal vai produzir céu muito nublado a encoberto a partir do meio da manhã, com precipitação associada a partir do meio da tarde. O vento prevê-se de NW fraco, tornando-se de SW moderado a Norte do Cabo Espichel e de WNW nas regiões mais a Sul até ao final do dia.

    Para Sexta-feira uma nova superfície-frontal vai manter condições de céu geralmente muito nublado, períodos de precipitação e vento moderado do quadrante Oeste, passando a NW forte a moderado a partir do final da tarde.

     

    Carta de Vento, referente a 21MAR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    O mar para esta Quarta-feira na Costa Oeste mantém-se com ondulação de Oeste de médio/longo período a atingir o pico durante a tarde e ainda alguma vaga de NNW da Nortada mais intensa de Terça-feira. Esperam-se oportunidades de surf ao longo da Costa Oeste em condições matinais de vento offshore, com ondas estimadas a rondar 2.0 a 3.0 metros para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.5 a 2.0 metros nas regiões mais a Sul. Para a tarde, mantêm-se opções de surf em praias voltadas a Sul ao longo do dia.

     

    Quinta-feira a ondulação encontra-se em declínio muito gradual, mantendo médios a longos períodos e tamanhos gradualmente menores, opções de surf ao longo da Costa Oeste com vento fraco de NW, deteriorando-se com o aumento da intensidade do vento, praias voltadas a Sul continuam a apresentar boas oportunidades até à mudança da direção do vento durante a tarde.

     

    Na Sexta-feira o declínio da ondulação continua bastante gradual, originando ondas para o período matinal entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 para as regiões mais a Sul em situação geral de vento onshore a produzir condições de mar desordenado com bastante vaga associada, com fracas opções de surf em locais abrigados do vento.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 23MAR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WW3.

     

     

    Entretanto ainda para Sexta-feira os modelos indicam uma baixa-pressão sobre o Norte das ilhas Britânicas e a estender um vale mais a Sul, induzindo assim uma nova ondulação de WNW para o período da tarde de curto período de WNW a aumentar o tamanho das ondas resultantes.

     

    Costa Sul com a ondulação de Oeste de médio a longo período a dobrar o Cabo Sagres e a originar ondas na zona SW em condições de vento offshore, com oportunidades de surf para Quarta e Quinta-feira, os tamanhos das ondas estimam-se entre 1.0 a 1.5 metros para o extremo SW, sendo gradualmente menores para Este. Sexta-feira espera-se uma deterioração das condições com ondas em geral mais pequenas, para o período matinal e vento a tomar uma componente mais sideshore.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 25MAR2018.

     

    Para Sábado Portugal Continental encontra-se em situação pós-frontal, com períodos de céu nublado e aguaceiros até ao final da manhã, tornando-se muito nublado a encoberto com precipitação associada devido à passagem de mais uma superfície-frontal.

    O vento espera-se de NW forte a moderado, tornando-se moderado para a tarde de Sábado e a manter-se para Domingo.

    A ondulação que entra na tarde de Sexta-feira roda a NW mantendo curtos períodos e atinge o pico no Sábado à tarde com ondas a estimarem-se entre os 2.5 a 3.5 metros e probabilidades de tamanhos acima dependendo da posição da baixa-pressão na Sexta-feira, situação que ainda requer análise futura devido a alguma inconsistência entre os modelos. Para Domingo dá-se o declínio de forma gradual.

    Em suma, para este fim de semana os destaques vão para as praias abrigadas voltadas a Sul, voltando novamente a atenção para as praias da linha e Costa Sul no extremo SW, locais onde o vento NW atuará como vento offshore e terão ondulação de refração, com tamanhos consideravelmente menores que os locais expostos a Oeste onde se espera mar desordenado com muito onshore.

     

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

     

     

     

     

Tags
  • Previsão 3 dias
  • Previsão Surf
  • meteorologia
  • Ondas
  • Surf
  • Offshore
similar News
similar
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'