Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM 19 a 21 de Março
    19 março 2018
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Nova ondulação de Oeste com longos períodos para Terça-feira com algumas oportunidades de surf e Quarta-feira com vento offshore a originar opções por toda a Costa Oeste e Costa Sul a SW. Condições atmosféricas a contar com céu pouco nublado a limpo a partir de Terça-feira.
  • ***Destaques de Surf até Quarta-feira***

     

    - Segunda-feira situação geral de vento onshore, com fracas opções de surf em locais abrigados do vento.

    - Terça-feira oportunidades em praias voltadas a Sul e abrigadas do vento, destacam-se algumas praias da linha como Carcavelos com ondas estimadas a rondar 1.0 a 1.5 metros e a zona SW da Costa Sul.

    - Quarta-feira espera-se surf durante o período matinal ao longo da Costa Oeste e praias voltadas a Sul (mais uma vez praias da linha) durante todo o dia, a destacar Carcavelos com ondas ligeiramente maiores entre 1.2 a 1.8 metros e Costa Sul na zona SW.

     

    Previsão detalhada para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 21MAR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

     

    Para esta Segunda-feira espera-se a passagem de uma superfície-frontal sobre Portugal Continental vai originar condições de céu muito nublado com probabilidade de aguaceiros, diminuindo gradualmente ao final da tarde. Terça-feira já sob influência de uma alta-pressão a NNW, podemos contar com céu temporariamente nublado durante o período matinal, tornando-se pouco nublado a limpo até ao final da manhã e a manter-se para Quarta-feira.

    Vento do quadrante Oeste moderado, rodando a NNW forte a moderado à passagem da superfície-frontal na Segunda-feira e a manter-se para Terça-feira. Para Quarta-feira, vento de NNE/NE fraco a moderado durante o período matinal, tornando-se de NNW moderado para a tarde devido ao efeito da brisa marítima.

     
    Carta de Vento, referente a 21MAR2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    Na Costa Oeste a ondulação para Segunda-feira é de mistura de NW e WNW com curtos períodos em declínio gradual, esperando-se ondas ainda assim entre os 2.0 a 3.0 metros nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste, sendo progressivamente mais pequenas para Sul e ao longo do dia em condições gerais de mar desordenado com vento onshore.

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão observa-se uma baixa-pressão a SSW da Gronelândia com vento de até 50 KT, conforme verificado à mais recente passagem do Satélite. Esta baixa-pressão vai induzir uma nova ondulação de Oeste de longo período a aumentar para Terça-feira até ao final do dia com ondas a atingirem tamanhos semelhantes aos de Segunda-feira até ao final do dia. Contudo espera-se interferência de vaga associada ao vento de NNW a deteriorar zonas expostas a Oeste. Oportunidades de surf em praias abrigadas voltadas a Sul, com vento offshore e ondulação de refração.

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 19MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

     

    Quarta-feira a ondulação atinge o pico durante o final da manhã com ondas calculadas entre 2.5 a 3.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.8 a 2.5 metros nas regiões mais a Sul sob influência do vento offshore, a gerar condições de ondulação limpa durante o período matinal e a deteriorar-se para a tarde com o vento a rodar a NNW. Mantêm-se oportunidades de surf ao longo de todo o dia para praias voltadas a Sul.

     

    Costa Sul na Segunda-feira espera-se com ondulação de refração de Oeste de curto período em declínio em condições de mar desordenado e vento onshore, ondas a rondar 1.2 a 1.8 no extremo SW, sendo gradualmente menores a Este. Terça-feira os tamanhos caem ligeiramente e espera-se que o offshore mais intenso promova alguns spots a SW mais abrigados do vento.

    Já para Quarta-feira com a ondulação de WNW de longo período no pico, esperam-se ondas entre 1.0 a 1.5 metros a SW.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 23MAR2018.

    Quinta-feira, céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir do final da tarde devido à aproximação de um sistema-frontal, mantendo-se muito nublado a encoberto para Sexta-feira com períodos de precipitação a acompanhar. Vento variável fraco durante o período matinal de Quinta-feira, tornando-se de NW moderado para a tarde e a manter-se para Sexta-feira.

    A ondulação de Oeste continua em declínio progressivo, gerando ondas gradualmente menores destacando-se ainda a Quinta-feira de manhã com mais opções de surf ao longo da Costa Oeste com ondas entre 1.8 a 2.5 metros para os locais mais expostos. Posteriormente as condições deterioram-se com o vento a rodar a NW, restam opções em locais voltados a Sul e Costa Sul no extremo SW.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

Tags
pub
similar News
similar
setembro 22
Água imprópria proíbe banhos na Praia do Camilo
setembro 22
Gelo no Ártico atingiu no verão o segundo nível mais baixo desde que há registo
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave Series junta surf e responsabilidade social
setembro 22
Cerca de 90 baleias-piloto encalhadas na Tasmânia já perderam a vida
setembro 22
Baleia-jubarte escapa ilesa após 17 dias presa num rio cheio de crocodilos
setembro 22
Revelados os vencedores portugueses do Rip Curl GromSearch
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
pub