Homepage

  • Previsão MEOBEACHCAM 16 a 20 de Março
    16 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação em declínio de WNW, com novo pulso de NW a partir de Sábado e alguma interferência de Oeste a partir de Domingo com ondulação secundária. Períodos de vento com componente de Norte a originar condições favoráveis ao surf em praias voltadas a Sul.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 18MAR2018

     

    Amanhã, Sábado a passagem de mais uma superfície-frontal vai originar céu muito nublado a encoberto com chuva, pontualmente forte, tornando-se gradualmente menos nublado para Domingo com probabilidades de aguaceiros matinais. Tenham atenção aos alertas da IPMA.

    O vento espera-se moderado/forte de WSW/SW para as regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e de intensidade fraca gradualmente para Norte. No Domingo vento de NW moderado.


    Carta de Precipitação, referente a 17MAR2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    No mar a ondulação de WNW com períodos médios encontra-se em declínio desde sexta-feira, sendo ainda restos da baixa-pressão Gisele a produzir ondas com tamanhos entre 4.0 a 5.5 metros ao longo da Costa Oeste em condições onshore, com mar desordenado e bastante vaga associada. Destacam-se praias abrigadas voltadas a Sul sob influência do vento WNW a produzir condições mais aceitáveis em side-offshore.

     

    Carta de Vento, referente a 15MAR2018 às 15:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.

     

    Entretanto uma baixa-pressão a Sul da Islândia encontra-se com uma vasta área de vento direcionada para Portugal Continental, com intensidades médias de até 45 KT confirmadas pela mais recente passagem de satélite sobre a área. Desta forma espera-se uma nova ondulação de NW com médios períodos a partir de Sábado, originando ondas entre os 3.5 a 5.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 2.5 a 3.5 nas regiões mais a Sul em mar mexido com muita turbulência, probabilidades na Zona Norte em locais abrigados, com pouca interferência do vento fraco.

    Para Domingo os tamanhos resultantes de onda são semelhantes para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso e ligeiramente acima nas regiões mais Sul com ondulação de Oeste à mistura, entrando em declínio gradual durante a tarde, com vento de NW a criar boas opções de Surf em locais abrigados voltados a Sul, sob condições de vento offshore e ondulação refratada a gerar ondas de tamanhos mais acessíveis.

    Para a Costa Sul na Sexta-feira a ondulação de WNW é refratada sobre o extremo SW com ondas entre 2.0 a 3.0 metros e progressivamente menores para Este, em condições de vento offshore a possibilitar oportunidades de surf. Sábado os tamanhos descem ligeiramente em condições gerais de mar desordenado com bastante vaga associada e vento onshore.

    Já para Domingo a Costa Sul volta a ter vento offshore (NW) com mais oportunidades de surf, esperam-se tamanhos de onda maiores na zona SW e gradualmente menores para Este.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 20MAR2018.

     

    Segunda-feira espera-se a passagem de uma superfície-frontal em dissipação, originando períodos de céu muito nublado e probabilidade fraca de precipitação. Na Terça-feira uma alta-pressão sobre as Ilhas Britânicas a estender-se em crista a Oeste de Portugal Continental vai originar condições de céu pouco nublado com Nortada. Vento moderado de N-NW, sendo de NNE para o período matinal de Terça-feira.

    A ondulação é de mistura de NW/W com curtos períodos e vaga associada, este conjunto encontra-se em declínio gradual com ondas entre 2.5 a 3.5 metros em locais expostos a Norte do Cabo Raso e ligeiramente menores mais a Sul, para Segunda-feira com mais surf em praias voltadas a Sul e na Terça-feira com os tamanhos a caírem mais significativamente. Costa Sul com oportunidades de surf na Zona SW.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

Tags
  • Previsão 3 dias
  • Forecast
  • Mau tempo
  • Ondas
  • Surf
  • Meteorologia
pub
similar News
similar
fevereiro 25
Surfistas querem levar jovem vítima de bullying a Snapper Rocks
fevereiro 24
A havaiana com nome português que está a varrer o WQS aos… 15 anos
fevereiro 24
A 10 anos de haver mais plástico que peixe no mar!?
fevereiro 23
Alex Botelho agradece apoio de todos após acidente na Nazaré
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 23
Mafalda Lopes ambiciona título nacional em ano de transição