Homepage

  • Previsão MEOBeachcam 14 a 16 de Março
    13 março 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação a aumentar a partir de Quarta-feira de manhã, atingindo o pico na Quinta-feira com mais um episódio de mar grande e tempestivo, algumas sugestões de surf para Sexta-feira e Domingo
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 16MAR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

     

    A baixa-pressão que temos estado a acompanhar já tem nome desde Terça-feira, de acordo com o IPMA a agora Gisele espera-se a NNW de Portugal Continental para esta Quarta-feira, induzindo a passagem de múltiplas superfícies-frontais a originar condições de céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, sendo pontualmente forte. Para o final da tarde espera-se que passe a céu geralmente muito nublado, em regime de aguaceiros com probabilidades de granizo e trovoada, mantendo-se até ao final do período considerado.

    O vento espera-se forte de S-SW durante esta Quarta-feira de manhã, rodando a WSW-SW forte a moderado para a tarde. Posteriormente para Quinta e Sexta-feira o vento mantém-se do quadrante Oeste moderado e pontualmente forte.

     

    Carta de Precipitação, referente a 14MAR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação atinge os valores mínimos na madrugada de Quarta-feira, sendo a transição da ondulação anterior (NNW de curto período) para a gerada pela baixa-pressão Gisele (WSW-W), desta forma ao inicio da manhã esperam-se ondas entre 1.5 a 2.0 metros nos locais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e com tamanhos a aumentarem consideravelmente ao longo do dia, em condições gerais de mar desordenado com ondulação de

    mistura e bastante vaga associada ao intenso onshore, resultando num dia de mar tempestivo sem grandes oportunidades de surf.

    Quinta-feira a ondulação roda a Oeste com períodos a variarem de longos a curtos e atinge o pico durante o período matinal com ondas de tamanhos estimados de 6.0 a 8.0 metros, para os locais expostos ao longo da Costa Oeste, sendo este mais um episódio de mar excecionalmente grande e desordenado.

    Posteriormente ao longo da tarde e durante Sexta-feira dá-se o declínio de WNW com ondas gradualmente menores, rondando ainda assim 4.0 a 6.0 metros, no entanto os modelos apresentam uma boa concordância em que o vento do quadrante Oeste apresente uma direção mais a WNW, possibilitando assim oportunidades de Surf em locais abrigados voltados a Sul com vento side-offshore e ondulação de refração.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 14MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM

     

    Para a Costa Sul esperam-se ondas residuais, sendo maioritariamente composta por vaga de SW, aumentando consideravelmente ao longo do dia, atingindo ondas de 2.0 a 3.0 metros até ao final do dia com vento predominantemente onshore a resultar em condições de mar desordenado.

    Entretanto na Quinta-feira, para esta área, espera-se que a ondulação atinja o pico ao inicio da tarde de WNW, pelo que se esperam ondas produzidas pela refração a contornar o Cabo de Sagres, este fator em conjugação com o vento a rodar gradualmente a WNW faz com que se esperem oportunidades de Surf.

    Os tamanhos calculados de ondas na zona mais a SW ronda os 3.0 a 4.0 metros e a descer para 2.0 a 3.0 metros na zona mais a Oeste, esperando-se tamanhos gradualmente menores a Este.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 18MAR2018.

    Para Sábado espera-se ainda a passagem de um sistema-frontal, originando céu muito nublado a encoberto com períodos precipitação, pontualmente forte, no Domingo céu gradualmente menos nublado com probabilidade de aguaceiros até ao final da manhã. Vento do quadrante Oeste moderado, rodando a NW moderado a forte para Domingo, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação passa a NW com médio período, com tamanhos ainda entre os 3.5 a 4.5 metros com bastante vaga associada em locais expostos a NW a Norte do Cabo Raso, descendo ligeiramente no Domingo onde se esperam mais opções de Surf em picos voltados a Sul ao longo da Costa Oeste e SW da Costa Sul, onde o vento de NW vai induzir melhores condições com vento offshore e ondulação de refração.

    Fica atento à atualização da previsão na próxima Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

     

     

     

Tags
  • Previsão
  • Previsão do tempo
  • Previsão 3 dias
  • Previsão Surf
  • Tempestade
  • Gisele
pub
similar News
similar
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave promove surf aliado à responsabilidade social
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
setembro 21
Mais de 250 baleias-piloto estão encalhadas numa área remota da Tasmânia
setembro 21
Lançado guia sobre as 25 espécies de tubarões que existem nos Açores
setembro 21
10 factos estatísticos (impressionantes) sobre Teresa Bonvalot
setembro 21
Ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' recolhe 170 litros de lixo
setembro 21
Water Kings levou muita adrenalina a Lagos
pub