Homepage

  • Previsão MEOBeachcam 14 a 16 de Março
    13 março 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação a aumentar a partir de Quarta-feira de manhã, atingindo o pico na Quinta-feira com mais um episódio de mar grande e tempestivo, algumas sugestões de surf para Sexta-feira e Domingo
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 16MAR2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

     

    A baixa-pressão que temos estado a acompanhar já tem nome desde Terça-feira, de acordo com o IPMA a agora Gisele espera-se a NNW de Portugal Continental para esta Quarta-feira, induzindo a passagem de múltiplas superfícies-frontais a originar condições de céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, sendo pontualmente forte. Para o final da tarde espera-se que passe a céu geralmente muito nublado, em regime de aguaceiros com probabilidades de granizo e trovoada, mantendo-se até ao final do período considerado.

    O vento espera-se forte de S-SW durante esta Quarta-feira de manhã, rodando a WSW-SW forte a moderado para a tarde. Posteriormente para Quinta e Sexta-feira o vento mantém-se do quadrante Oeste moderado e pontualmente forte.

     

    Carta de Precipitação, referente a 14MAR2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    No mar a ondulação atinge os valores mínimos na madrugada de Quarta-feira, sendo a transição da ondulação anterior (NNW de curto período) para a gerada pela baixa-pressão Gisele (WSW-W), desta forma ao inicio da manhã esperam-se ondas entre 1.5 a 2.0 metros nos locais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e com tamanhos a aumentarem consideravelmente ao longo do dia, em condições gerais de mar desordenado com ondulação de

    mistura e bastante vaga associada ao intenso onshore, resultando num dia de mar tempestivo sem grandes oportunidades de surf.

    Quinta-feira a ondulação roda a Oeste com períodos a variarem de longos a curtos e atinge o pico durante o período matinal com ondas de tamanhos estimados de 6.0 a 8.0 metros, para os locais expostos ao longo da Costa Oeste, sendo este mais um episódio de mar excecionalmente grande e desordenado.

    Posteriormente ao longo da tarde e durante Sexta-feira dá-se o declínio de WNW com ondas gradualmente menores, rondando ainda assim 4.0 a 6.0 metros, no entanto os modelos apresentam uma boa concordância em que o vento do quadrante Oeste apresente uma direção mais a WNW, possibilitando assim oportunidades de Surf em locais abrigados voltados a Sul com vento side-offshore e ondulação de refração.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 14MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM

     

    Para a Costa Sul esperam-se ondas residuais, sendo maioritariamente composta por vaga de SW, aumentando consideravelmente ao longo do dia, atingindo ondas de 2.0 a 3.0 metros até ao final do dia com vento predominantemente onshore a resultar em condições de mar desordenado.

    Entretanto na Quinta-feira, para esta área, espera-se que a ondulação atinja o pico ao inicio da tarde de WNW, pelo que se esperam ondas produzidas pela refração a contornar o Cabo de Sagres, este fator em conjugação com o vento a rodar gradualmente a WNW faz com que se esperem oportunidades de Surf.

    Os tamanhos calculados de ondas na zona mais a SW ronda os 3.0 a 4.0 metros e a descer para 2.0 a 3.0 metros na zona mais a Oeste, esperando-se tamanhos gradualmente menores a Este.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 18MAR2018.

    Para Sábado espera-se ainda a passagem de um sistema-frontal, originando céu muito nublado a encoberto com períodos precipitação, pontualmente forte, no Domingo céu gradualmente menos nublado com probabilidade de aguaceiros até ao final da manhã. Vento do quadrante Oeste moderado, rodando a NW moderado a forte para Domingo, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação passa a NW com médio período, com tamanhos ainda entre os 3.5 a 4.5 metros com bastante vaga associada em locais expostos a NW a Norte do Cabo Raso, descendo ligeiramente no Domingo onde se esperam mais opções de Surf em picos voltados a Sul ao longo da Costa Oeste e SW da Costa Sul, onde o vento de NW vai induzir melhores condições com vento offshore e ondulação de refração.

    Fica atento à atualização da previsão na próxima Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

     

     

     

Tags
  • Previsão
  • Previsão do tempo
  • Previsão 3 dias
  • Previsão Surf
  • Tempestade
  • Gisele
pub
similar News
similar
abril 05
Parque de Campismo oferece 1000 noites aos profissionais de saúde
abril 03
Liga MEO Surf Super Ranking – Quem foi o melhor surfista da década?
abril 03
Fim de semana será de chuva em todo o país
abril 02
Câmara de Sesimbra interdita acesso às praias do concelho
abril 02
Quarentena afasta curiosos da reprodução das tartarugas-oliva na Índia
abril 03
Não resistiu ver Malibu a quebrar perfeito e… acabou detido
abril 02
Dezenas de tartarugas-de-pente nascem numa praia brasileira deserta
pub