Homepage

  • Previsão MEOBeachcam 12 a 14 de Março
    11 março 2018
    arrow
    arrow
  • Condições gerais de vento predominantemente onshore, com ondulação em declínio até Quarta-feira de madrugada, voltando a subir ao longo do dia com mais um episódio de ondas XXL em condições de mar tempestivo.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 14 Março, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

     

    Para esta Segunda-feira, já com a baixa-pressão Felix sobre o SE das Ilhas Britânicas, espera-se um sistema-frontal associado a uma baixa-pressão a NW do Arquipélago dos Açores em aproximação, produzindo para Portugal Continental, céu temporariamente muito nublado e aguaceiros dispersos, tornando-se muito nublado a encoberto para a tarde com chuva.

     


    Carta de Precipitação, referente a 14MAR18 às 09:00 Locais. Fonte: Windy.com

     

    Entretanto a baixa-pressão move-se para o NW da Península Ibérica a produzir várias linhas de instabilidade sobre o litoral Oeste, mantendo as condições para Terça-feira até ao final da manhã e a tornar-se gradualmente menos nublado para a tarde. Quarta-feira o céu volta a estar muito nublado a encoberto com precipitação associada, pontualmente forte e probabilidade de trovoada.

    Dada a volatilidade destes sistemas de baixas-pressões a atravessarem o Atlântico Norte, esperam-se variações de vento nas próximas atualizações dos modelos, no entanto segundo os últimos dados espera-se:

    Vento fraco a moderado de W-SW para Segunda-feira de manhã, passando a S-SSW para a tarde. Terça-feira de W-SW fraco a moderado com probabilidade de SSE fraco matinal a Norte do Cabo Raso, rodando em geral a SW moderado para a tarde. Já para Quarta-feira WSW-SW forte a moderado.

     

    No mar a ondulação da baixa-pressão Felix encontra-se em declínio de WNW-NW com médios a curtos períodos estimando-se para Segunda-feira de manhã, ondas entre os 5.5 a 7.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 5.5 metros nas regiões mais a Sul em condições gerais de mar ainda agitado, mas a surgirem oportunidades de surf em locais abrigados durante o período matinal.

    Terça-feira o declínio continua de NW com curto período com ondas entre os 2.0 a 3.0 metros nos locais mais expostos, sendo gradualmente menores ao longo do dia. A verificar-se a probabilidade de vento SE matinal para as zonas Norte e Centro, destacam-se picos a Norte do Cabo Carvoeiro.

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 14MAR18 às 18:00 Locais. Fonte: Windy.com

     

    Para Quarta-feira a ondulação atinge os valores mínimos durante a madrugada, no entanto o vento intenso vento de W-SW ao largo de Portugal Continental vai induzir bastante vaga aumentando ao longo do dia até atingir ondas com tamanhos consideráveis a partir do final da tarde, numa ondulação de Oeste com longos a curtos períodos em condições gerais de mar grosso a tempestuoso, com muita vaga e espuma à mistura.

    Costa Sul com alguma ondulação de refração de WNW de médio período a originar na Segunda-feira ondas de 2.0 a 3.0 metros no extremo SW em condições de vento onshore e vaga associada, tamanhos progressivamente mais pequenos para Este. Terça-feira os tamanhos descem, voltando a subir na Quarta-feira, mantendo vento onshore durante todo o período considerado.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 16 Março.

    Para os dias seguintes a baixa-pressão mantém-se a NW da Península Ibérica, induzindo sucessivas linhas de instabilidade com precipitação associada e períodos de céu muito nublado, vento do quadrante Oeste com intensidade moderada a pontualmente forte na Quinta-feira, tornando-se moderado para Sexta-feira.

    A ondulação atinge o pico na Quinta-feira durante o período matinal de Oeste com longos a curtos períodos em mais um episódio de ondas grandes, com modelos a indicarem 6.0 a 8.0 metros ao longo da Costa Oeste e a descer para Sexta-feira. Oportunidades de surf em locais abrigados voltados a Sul (destacam-se as praias da linha).

    Costa Sul com ondulação de Oeste a dobrar o Cabo Sagres em condições de vento sideshore para Quinta-feira e side-offshore (WNW) na Sexta-feira, onde se esperam oportunidades de surf, o tamanho das ondas espera-se superior no extremo SW, sendo gradualmente menores para Este.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite (13 Março), enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • Previsão do tempo
  • Portugal Continental
  • Ondulação XXL
  • Tempestade
  • Félix
  • Março
similar News
similar
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Adiado o arranque do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 31
Portugal tem 'bom início' de campanha no Mundial ISA de El Salvador
maio 18
A pensar nos tubos olímpicos de Teahupoo, França anuncia convocatória para o Mundial ISA