Homepage

  • Previsão MEOBeachcam 12 a 14 de Março
    11 março 2018
    arrow
    arrow
  • Condições gerais de vento predominantemente onshore, com ondulação em declínio até Quarta-feira de madrugada, voltando a subir ao longo do dia com mais um episódio de ondas XXL em condições de mar tempestivo.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 14 Março, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

     

    Para esta Segunda-feira, já com a baixa-pressão Felix sobre o SE das Ilhas Britânicas, espera-se um sistema-frontal associado a uma baixa-pressão a NW do Arquipélago dos Açores em aproximação, produzindo para Portugal Continental, céu temporariamente muito nublado e aguaceiros dispersos, tornando-se muito nublado a encoberto para a tarde com chuva.

     


    Carta de Precipitação, referente a 14MAR18 às 09:00 Locais. Fonte: Windy.com

     

    Entretanto a baixa-pressão move-se para o NW da Península Ibérica a produzir várias linhas de instabilidade sobre o litoral Oeste, mantendo as condições para Terça-feira até ao final da manhã e a tornar-se gradualmente menos nublado para a tarde. Quarta-feira o céu volta a estar muito nublado a encoberto com precipitação associada, pontualmente forte e probabilidade de trovoada.

    Dada a volatilidade destes sistemas de baixas-pressões a atravessarem o Atlântico Norte, esperam-se variações de vento nas próximas atualizações dos modelos, no entanto segundo os últimos dados espera-se:

    Vento fraco a moderado de W-SW para Segunda-feira de manhã, passando a S-SSW para a tarde. Terça-feira de W-SW fraco a moderado com probabilidade de SSE fraco matinal a Norte do Cabo Raso, rodando em geral a SW moderado para a tarde. Já para Quarta-feira WSW-SW forte a moderado.

     

    No mar a ondulação da baixa-pressão Felix encontra-se em declínio de WNW-NW com médios a curtos períodos estimando-se para Segunda-feira de manhã, ondas entre os 5.5 a 7.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 4.0 a 5.5 metros nas regiões mais a Sul em condições gerais de mar ainda agitado, mas a surgirem oportunidades de surf em locais abrigados durante o período matinal.

    Terça-feira o declínio continua de NW com curto período com ondas entre os 2.0 a 3.0 metros nos locais mais expostos, sendo gradualmente menores ao longo do dia. A verificar-se a probabilidade de vento SE matinal para as zonas Norte e Centro, destacam-se picos a Norte do Cabo Carvoeiro.

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 14MAR18 às 18:00 Locais. Fonte: Windy.com

     

    Para Quarta-feira a ondulação atinge os valores mínimos durante a madrugada, no entanto o vento intenso vento de W-SW ao largo de Portugal Continental vai induzir bastante vaga aumentando ao longo do dia até atingir ondas com tamanhos consideráveis a partir do final da tarde, numa ondulação de Oeste com longos a curtos períodos em condições gerais de mar grosso a tempestuoso, com muita vaga e espuma à mistura.

    Costa Sul com alguma ondulação de refração de WNW de médio período a originar na Segunda-feira ondas de 2.0 a 3.0 metros no extremo SW em condições de vento onshore e vaga associada, tamanhos progressivamente mais pequenos para Este. Terça-feira os tamanhos descem, voltando a subir na Quarta-feira, mantendo vento onshore durante todo o período considerado.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 16 Março.

    Para os dias seguintes a baixa-pressão mantém-se a NW da Península Ibérica, induzindo sucessivas linhas de instabilidade com precipitação associada e períodos de céu muito nublado, vento do quadrante Oeste com intensidade moderada a pontualmente forte na Quinta-feira, tornando-se moderado para Sexta-feira.

    A ondulação atinge o pico na Quinta-feira durante o período matinal de Oeste com longos a curtos períodos em mais um episódio de ondas grandes, com modelos a indicarem 6.0 a 8.0 metros ao longo da Costa Oeste e a descer para Sexta-feira. Oportunidades de surf em locais abrigados voltados a Sul (destacam-se as praias da linha).

    Costa Sul com ondulação de Oeste a dobrar o Cabo Sagres em condições de vento sideshore para Quinta-feira e side-offshore (WNW) na Sexta-feira, onde se esperam oportunidades de surf, o tamanho das ondas espera-se superior no extremo SW, sendo gradualmente menores para Este.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite (13 Março), enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • Previsão do tempo
  • Portugal Continental
  • Ondulação XXL
  • Tempestade
  • Félix
  • Março
pub
similar News
similar
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias
março 30
Alex Botelho concede primeira entrevista após acidente na Nazaré