Homepage

  • PREVISÃO MEOBEACHCAM 26 A 30 DE MARÇO
    25 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Segunda e Terça-feira com céu pouco nublado a limpo, voltando a precipitação e céu muito nublado a encoberto a partir de Quarta-feira. Ondulação de WNW/NW em declínio com novo pulso para Terça-feira e mais oportunidades de Surf! Sexta-feira teremos mais ondulação de grandes dimensões, fica atento às atualizações aqui.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 28MAR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Situação geral: Uma alta-pressão a Oeste de Portugal Continental estende-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições de céu pouco nublado a limpo e vento do quadrante Norte. Quarta-feira espera-se a passagem de uma superfície frontal fria, afetando as condições com aumento de nebulosidade e precipitação.

    No mar, ondulação em declínio (restos do Hugo) de WNW/NW com curto período. Entretanto durante o dia de Terça-feira espera-se um novo pulso de ondulação de WNW com médios períodos a atingir o pico na Quarta-feira à tarde, prevê-se também alguma vaga associada ao vento local em especial durante os períodos da tarde a afetar as condições. Costa Sul prevê-se predominantemente flat sem ondulações previstas.

     Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de Norte moderado, rodando a NW para o período da tarde.

    Surf: algumas opções em locais expostos durante o período matinal com ondas estimadas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e praias voltadas a Sul com tamanhos semelhantes.

     Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado para as zonas Norte e Centro durante o período matinal, com vento de Norte-NNE moderado, rodando a NW para o período da tarde.

    Surf: locais expostos durante o período matinal com ondas de 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e praias voltadas a Sul (em especial praias da linha) com tamanhos de até 1.2 metros.

     Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto a Norte do Cabo Raso e períodos de muito nublado mais a Sul, com precipitação a partir do final da manhã, em especial para as regiões Norte e Centro. Vento do quadrante Oeste fraco durante o período matinal, rodando a NW moderado durante a tarde.

    Surf: Poucas opções em locais voltados a Oeste onshore fraco, os tamanhos rondam 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros para as regiões mais a Sul. Melhores oportunidades em praias voltadas a Sul (praias da linha) com tamanhos de até 1.2 metros.

       

    Carta de Ondulação de maior período, referente a 27MAR2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 30MAR2018.

    Para Quinta e Sexta-feira espera-se a passagem de mais superfícies frontais associadas a uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica, originando períodos de céu muito nublado e precipitação associada. Vento de WNW/NW moderado na Quinta-feira, tornando-se de WSW mais intenso para a tarde, repetindo-se para Sexta-feira.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 29MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    A ondulação encontra-se em declínio de WNW com curtos períodos na Quinta-feira, com poucas oportunidades de surf dado o vento predominantemente onshore ao longo da Costa Oeste, destacando-se as praias da linha mais abrigadas do vento e outras voltadas a Sul a Sul do Cabo Raso.

    Entretanto a baixa-pressão a NW vai induzir uma nova ondulação XL, esperando-se a atingir a Costa Oeste a partir do final do dia de Quinta-feira e a atingir o pico até ao final da manhã de Sexta-feira, retratando mais uma situação de mar grande e desordenado com bastante espuma.

    Costa Sul com ondulação de refração sobre a zona SW para Sexta-feira em condições de vento offshore a proporcionar uma sessão de surf.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO SURF
  • ONDULAÇÃO
pub
similar News
similar
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay