Homepage

  • PREVISÃO MEOBEACHCAM 26 A 30 DE MARÇO
    25 março 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Segunda e Terça-feira com céu pouco nublado a limpo, voltando a precipitação e céu muito nublado a encoberto a partir de Quarta-feira. Ondulação de WNW/NW em declínio com novo pulso para Terça-feira e mais oportunidades de Surf! Sexta-feira teremos mais ondulação de grandes dimensões, fica atento às atualizações aqui.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 28MAR2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Situação geral: Uma alta-pressão a Oeste de Portugal Continental estende-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições de céu pouco nublado a limpo e vento do quadrante Norte. Quarta-feira espera-se a passagem de uma superfície frontal fria, afetando as condições com aumento de nebulosidade e precipitação.

    No mar, ondulação em declínio (restos do Hugo) de WNW/NW com curto período. Entretanto durante o dia de Terça-feira espera-se um novo pulso de ondulação de WNW com médios períodos a atingir o pico na Quarta-feira à tarde, prevê-se também alguma vaga associada ao vento local em especial durante os períodos da tarde a afetar as condições. Costa Sul prevê-se predominantemente flat sem ondulações previstas.

     Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo com vento de Norte moderado, rodando a NW para o período da tarde.

    Surf: algumas opções em locais expostos durante o período matinal com ondas estimadas entre 1.5 a 2.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e praias voltadas a Sul com tamanhos semelhantes.

     Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado a limpo, sendo temporariamente nublado para as zonas Norte e Centro durante o período matinal, com vento de Norte-NNE moderado, rodando a NW para o período da tarde.

    Surf: locais expostos durante o período matinal com ondas de 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.0 a 1.5 metros nas regiões mais a Sul e praias voltadas a Sul (em especial praias da linha) com tamanhos de até 1.2 metros.

     Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto a Norte do Cabo Raso e períodos de muito nublado mais a Sul, com precipitação a partir do final da manhã, em especial para as regiões Norte e Centro. Vento do quadrante Oeste fraco durante o período matinal, rodando a NW moderado durante a tarde.

    Surf: Poucas opções em locais voltados a Oeste onshore fraco, os tamanhos rondam 1.8 a 2.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.2 a 1.8 metros para as regiões mais a Sul. Melhores oportunidades em praias voltadas a Sul (praias da linha) com tamanhos de até 1.2 metros.

       

    Carta de Ondulação de maior período, referente a 27MAR2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 30MAR2018.

    Para Quinta e Sexta-feira espera-se a passagem de mais superfícies frontais associadas a uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica, originando períodos de céu muito nublado e precipitação associada. Vento de WNW/NW moderado na Quinta-feira, tornando-se de WSW mais intenso para a tarde, repetindo-se para Sexta-feira.

     

    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 29MAR2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    A ondulação encontra-se em declínio de WNW com curtos períodos na Quinta-feira, com poucas oportunidades de surf dado o vento predominantemente onshore ao longo da Costa Oeste, destacando-se as praias da linha mais abrigadas do vento e outras voltadas a Sul a Sul do Cabo Raso.

    Entretanto a baixa-pressão a NW vai induzir uma nova ondulação XL, esperando-se a atingir a Costa Oeste a partir do final do dia de Quinta-feira e a atingir o pico até ao final da manhã de Sexta-feira, retratando mais uma situação de mar grande e desordenado com bastante espuma.

    Costa Sul com ondulação de refração sobre a zona SW para Sexta-feira em condições de vento offshore a proporcionar uma sessão de surf.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO SURF
  • ONDULAÇÃO
pub
similar News
similar
fevereiro 25
Surfistas querem levar jovem vítima de bullying a Snapper Rocks
fevereiro 24
A havaiana com nome português que está a varrer o WQS aos… 15 anos
fevereiro 24
A 10 anos de haver mais plástico que peixe no mar!?
fevereiro 23
Alex Botelho agradece apoio de todos após acidente na Nazaré
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 23
Mafalda Lopes ambiciona título nacional em ano de transição