Homepage

  • Tempestade Emma deixou um rasto de destruição de Norte a Sul do país e a Cova do Vapor não foi excepção!
  • A tempestade Emma foi causadora na devastação na Cova do Vapor esta semana. Segundo Eduardo Ferreira, da Associação de Moradores da Cova do Vapor, "há mais de 30 anos que a aldeia não era fustigada desta maneira".

    "A força do mar, juntamente com o vento, fez isto. Nem chovia muito na altura", disse Eduardo Ferreira à Lusa. De acordo com o morador, as autoridades chegaram rapidamente ao local depois de terem sido chamadas.

    Eduardo Ferreira explicou que em causa está apenas uma casa de habitação permanente, enquanto as restantes três afetadas são de fim de semana ou férias.

    O morador lembrou também que não houve mais problemas porque o molhe de pedras foi "há cerca de cinco/seis anos intervencionado com apoio da Administração do Porto de Lisboa".

    Com o objectivo de ajudar os moradores, o TranforMar-Dune, lancou o seguinte apelo:

    “ Estamos a angariar o máximo que podemos nestes últimos dias da campanha da crowd-funding, a fim de podermos ajudar a reconstruir e prevenir os danos de futuras tempestades. Todas as ajudas são bem-vindas! Agora é o momento de agir!” - O TranforMar-Dune é um projecto de regeneração ambiental para a proteção do cordão dunar da praia da Cova do Vapor. CLICA AQUI PARA AJUDARES

    “As dunas agem como proteção ambiental contra as intempéries, absorvendo o impacto dos ventos e das ondas vindos do mar. Sem elas a nossa aldeia e a nossa comunidade correm perigo. Precisamos protege-las assim como elas nos protegem.”

    A poucos dias do final da campanha de angariação de fundos e devido à devastação causada pela tempestade Emma, o TranforMar-Dune decidiu reverter os donativos recebidos a partir de hoje, para ajudar as pessoas mais prejudicadas da Cova do Vapor.

    O atleta de bodyboard Hugo Pinheiro tem ajudado na divulgação da situação, tendo feito também o apelo a todos para ajudarem nesta campanha, e como se pode ver pelos vídeo a situação não está fácil.

    A situação poderá ser ainda mais complicada pois está prevista uma ondulação alarmante para o final da próxima semana (como se pode verificar no gráfico do windguru), se as previsões se mantiverem a Cova do Vapor poderá ser novamente fustigada pela furia do mar!

    Uma vez mais, fica aqui o apelo, se quiseres fazer uma contribuição CLICA AQUI PARA AJUDARES!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

     

Tags
  • Cova do Vapor
  • Almada
  • TranforMar-Dune
  • Crowdfunding
  • ajuda
  • Hugo Pinheiro
  • Portugal
  • turismo de portugal
  • Tempestade Emma
  • Destruição
  • temporal
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo