Homepage

  • Grandes ondulações a caminho de Portugal
    02 março 2018
    arrow
    arrow
  • Vai ser um fim de semana marcado pelas Ondas Grandes que aí vêm. E claro, pelas oportunidades de surf que se avizinham!
  • Tal como previmos, foi uma semana marcada pela entrada de várias ondulações de tamanho considerável na nossa Costa, causando alguns estragos nos locais mais próximos do mar.

    O fim de semana não vai ser muito diferente, mas só serão recompensados aqueles que tiverem mais vontade em sair de casa e rumarem à praia, por isso, toquem a ler onde vai estar bom!

    A imagem não engana. Há uma tempestade mesmo em frente à nossa costa.

    NORTE

    Sábado: Ainda com o mar muito agitado e algum vento Sul a soprar ao longo do dia, prevemos ondas somente da parte da tarde, já com menos vento. Oportunidades pela Praia de Matosinhos acima de 1m e nos pontões a Sul do Douro ligeiramente maiores (Gaia, Canidelo, Espinho, Cortegaça, Esmoriz, etc) sempre acompanhadas de alguns aguaceiros.

    Domingo: Melhores oportunidades para surf a terem lugar de manhã, com a ondulação a rondar os 2m e vento SE a soprar até perto da hora de almoço, permitindo side-offshore em muitos spots. Esperam-se ondas a rondar 1,5m pelos pontões (Viana, Vila do Conde, Póvoa, etc) a Norte de Leça, sempre mais alinhados. Leça da Palmeira dentro do mesmo valor sob side-offshore e Matosinhos acima de 1m. Oportunidades também pelos pontões a Sul do Douro, até 1,5m pelo Canidelo, Madalena, melhor por Espinho e Cortegaça. Vento SO a aumentar bastante para a tarde, bom para Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Nova ondulação com 4m de Oeste a entrar Costa Portuguesa adentro, acompanha de vento forte do mesmo quadrante e a remeter o surf para outro dia.

    CENTRO

    Sábado: Muita chuva prevista e ondulação acima dos 4m de altura acompanhada de vento SO forte a condicionar praticamente toda a costa em termos de boa formação de ondas. Oportunidades de surf somente por Peniche, com Lagido acima de 1,5m com muita corrente mas sob offshore e nos picos mais abrigados envolventes, sujeitos ao offshore. Checkem os picos mais abrigados a Norte da Figueira da Foz até Ovar (Vagueira, Aveiro, etc) ao final da tarde. Canhão da Nazaré algo agitado. Extremo para Kite e Windsurf.

    Domingo: Mesmos spots de ontem a funcionarem hoje, agora com vento SE somente até ao final da manhã, virando posteriormente para SO perto da hora de almoço e a condicionar novamente o surf. Surf check bem matinal nos spots mais protegidos a Sul do Tejo, a Norte do Cabo Raso e desde a Ericeira até Peniche, com ondas a rondar 2m, ou maiores. Bombinhas pela Praia do Norte na Nazaré acima dos 5m de altura. Bom para os amantes do vento.

    Segunda feira: Condições muito difíceis para surfar, com nova ondulação de Oeste perto dos 5m de altura acompanhada de vento do mesmo quadrante a condicionar praticamente o surf em todos os spots. Mesmo assim, oportunidades ao final do dia pelos picos de Oeiras, com ondas desde 1m a 2m, com alguns sets maiores. Extremo para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Sábado: Dia muito complicado para surfar na região Sul, com uma ondulação acima dos 4m acompanhada de vento forte de SO a dificultar a formação de boas ondas para alguém as apanhar. Extremo para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Condições idênticas a sábado, com menos tamanho na ondulação, mas ainda muito vento onshore.

    Segunda feira: Dia semelhante aos anteriores, com condições bastante adversas para surfar. Mesmo assim, procurem os spots mais abrigados e protegidos do Barlavento e Sotavento Algarvios ao final do dia, com menos vento e ondas a rondar 1,5m, com alguns sets maiores.

    Respeitem sempre o mar, as praias e claro, uns aos outros. Tenham todos um óptimo fim de semana, com boas ondas onde as apanharem!

     

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • ondas gigantes
  • ondas grandes
  • Ondulação
  • ondulações
  • praia
  • Portugal
  • fim de semana
  • surf
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão
  • mau tempo
pub
similar News
similar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
outubro 21
Bodyboard: Título nacional feminino vai decidir-se na Póvoa de Varzim
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 20
Depressão Bárbara: Aviso vermelho alargado a mais 3 distritos do continente
pub