Homepage

  • Ondulação Felix a Caminho com muito Onshore
    09 março 2018
    arrow
    arrow
Tags
  • Fonte
    Bruno Lampreia
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ondulação de grandes dimensões a aumentar a partir de hoje, atingindo o pico ao final da manhã de Domingo com ondas de tamanhos consideráveis em condições de mar grosso a tempestuoso, muita vaga e espuma à mistura. Vento forte a moderado do quadrante Sul, rodando a Oeste no Domingo.
  • Depois de uma semana complicada, com muita chuva e pouco surf, no fim de semana não se avizinham melhorias.  

     

    Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 11 de Março, válida a partir de hoje-feira de manhã.

     

    A baixa-pressão a NW de Portugal Continental (agora apelidada de Felix), espera-se a afetar a região com a passagem de um sistema-frontal para esta Sexta-feira, originando céu muito nublado a encoberto e precipitação associada, pontualmente forte e probabilidade de granizo/trovoada. Durante o Fim de semana as condições mantêm-se com a baixa-pressão a mover-se em direção ao Golfo da Biscaia, gerando múltiplas linhas de instabilidade sobre o litoral Oeste.

    O vento espera-se de Sul-SSW moderado a forte para Sexta-feira, rodando a SW no Sábado e a tornar-se gradualmente de Oeste até à tarde de Domingo, as intensidades mantêm-se entre fortes a moderadas durante todo o período considerado.

     

    Fonte: Windy.com referente a dia 10 de Março às 18:00 Locais.

     

    No mar a ondulação para esta Sexta-feira espera-se de WSW com médio a curtos períodos durante o período matinal, estimando-se ondas entre 2.0 a 3.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 1.5 a 2.0 metros nas regiões mais a Sul em condições gerais de mar desordenado com bastante vaga associada. Para a tarde começa a entrar a ondulação gerada pela baixa-pressão ao largo, aumentando ligeiramente os tamanhos de onda.

    Sábado a ondulação mantém-se a subir de WSW com períodos a variarem de curto a longo, dada a proximidade da baixa-pressão à Costa Oeste, resultando num dia de ondas grandes com alturas a variarem entre 4.0 a 5.0 metros em condições de mar grosso a tempestuoso, com muita vaga e espuma à mistura, sendo maiores para a tarde.

     

    Entretanto no Domingo a ondulação roda gradualmente a Oeste enquanto continua a subir, com ondas gradualmente maiores até atingir o pico ao final da manhã, onde se estimam ondas a rondar os 8.0 a 10.0 metros, potencialmente superiores em locais propícios a ondas grandes, mantendo durante todo o período considerado as condições de mar turbulento.

    Posteriormente, ao longo da tarde de Domingo dá-se o declínio com as ondas a diminuírem progressivamente e a direção passa a WNW, já com a baixa-pressão sobre o Golfo da Biscaia.

    Em suma esperam-se condições muito fracas para o surf, podendo destacar-se alguns locais abrigados do vento voltados a NW até Domingo à tarde, altura em que o vento passa a Oeste e começarão a funcionar alguns picos abrigados voltados a Sul.

     

    Na Costa Sul a ondulação de Oeste é refratada, estimando-se na Sexta-feira ondas a rondar os 0.5 a 1.2 metros, sendo maiores no extremo SW em condições gerais de vento onshore a afetar o mar com bastante vaga associada. A partir do período da tarde esperam-se ondas maiores com a ondulação a rodar a WSW até atingir o pico no Domingo, onde se esperam oportunidades de surf em locais abrigados, voltados a SE. Em geral os tamanhos na Costa Sul serão mais pequenos, visto que apenas parte da ondulação será refratada, zona mais afetada a SW.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 13 de Março.

     

    Segunda e Terça-feira apesar da tempestade Felix se encontrar sobre as Ilhas Britânicas espera-se ainda céu muito nublado a encoberto com precipitação, devido a um complexo conjunto de  baixas-pressões a Oeste com um sistema-frontal associado. Vento de SSW moderado, tornando-se de SSE para a tarde de Segunda-feira a Norte do Cabo Carvoeiro e de SW moderado para Terça-feira.

     

    Fonte: Windy.com referente a dia 12 de Março às 16:00 Locais.

     

    No mar a ondulação para estes dias ainda é do Felix, apresentando-se de WNW em declínio esperando-se tamanhos grandes para Segunda-feira de manhã e a tornarem-se consideravelmente mais pequenos para Terça-feira. Oportunidades de surf em condições razoáveis na Terça-feira em locais abrigados voltados a NW e Segunda à tarde a Norte do Cabo Carvoeiro em condições de mar grande ainda turbulento.

    Costa Sul com ondulação de WNW a ser refratada, esperam-se tamanhos de onda substancialmente menores e vento onshore.

     

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite (11MAR), enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

     

    Por Bruno Lampreia.

     

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

     

     

Tags
  • Fonte
    Bruno Lampreia
similar News
similar
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global