Homepage
- Sem revelar os valores das análises, a APA também confirmou ter tido conhecimento da situação.
-
-
As imagens foram captadas na última sexta feira, na Praia do Magoito. No vídeo pode-se ver a ribeira e os seus excedentes (de cor escura e origem desconhecida) e fica o relato pelo autor que alertou para o "mau cheiro".
Falámos com o autor do vídeo, o Pedro Miguel Vieira mais conhecido por Pêpe, que relembrou as recentes obras da ETAR e ainda mostrou toda a sua indignação para uma situação que, segundo os locais, é recorrente.
"Eles fizeram de ampliação com 3 tanques novos. O que é certo é que todos os anos quando chove um pouco mais é isto estamos no parque natural de sintra Cascais não se admite! Uma das melhores praias da europa em iodo etc... Tanta merda, mau cheiro... pois estás no parque natural de sintra Cascais e para fazerem descargas de merda isso já pode ser"
As imagens de um manto de espuma acastanhada, que se misturou com a água e a areia da praia do Magoito, amplamente divulgadas nas redes sociais nos últimos dias, fizeram temer um desastre ambiental na zona.
No entanto o Diário de Notícias (DN) revela, esta terça-feira, que tudo não passou dos efeitos da tempestade Félix associada a uma ETAR em más condições, que já provocou várias situações semelhantes.
O DN refere que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os Serviços Municipais de Água e Saneamento (SMAS) estiveram ontem de manhã no local, tendo sido possível apurar que as análises da água estão de acordo com os parâmetros normais.
Sem revelar os valores das análises, a APA também confirmou ao DN ter tido conhecimento da situação.
Fiquem atentos a mais desenvolvimentos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: SN
-
