Homepage

  • O pequeno gigante da Nazaré tem 16 anos e é Português
    13 dezembro 2018
    arrow
    arrow
  • O mais jovem surfista das maiores ondas do Mundo é Português e da Nazaré!
  • Texto por Gustavo Lermen Silva,

    A ideia de homem, assim como a de mulher, é socialmente construída entre a linguagem do ambiente, expressões de aprovação, de consideração e de confirmação por seu sexo. Isto é transmitido pelos adultos e indica que se nasce macho ou fêmea e mais tarde se transforma em homem ou mulher. 

    Ondulação gigante a caminho da Nazaré, clica aqui para ver as nossas live cams (Praia da Vila ; Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte)

    Parafraseando Simone de Beauvoir podemos dizer: “não se nasce homem, torna-se homem”. Para a filósofa Élisabeth Badinter, tornar-se homem na civilização ocidental envolve fatores psicológicos, sociais e culturais, para além da genética. Expressões machistas como "seja homem" ou "prove que você é homem" evidenciam que é necessário mais que órgãos sexuais masculinos para definir o macho humano.

    Para muitas culturas, o cromossomo Y não vale de nada, o ser humano do sexo masculino deve se comportar ou fazer certas coisas, passar por rituais para que então possa ser considerado um homem de verdade. Bungee jumping é uma brincadeira comparada a versão praticada em Vanuatu, saltar de torres com cerca de 20 metros de altura com cipós amarrados em seus tornozelos, ou então, como faziam os guerreiros da tribo Maasai no Quênia, quando adolescentes saíam sozinhos para caçar um leão usando apenas uma lança e um escudo. 

    Um jovem que aspira estar entre os melhores big wave riders do planeta vive uma situação análoga, ele passa a ser respeitado pela sua determinação e coragem quando surfa uma onda realmente grande.

    Tony Laureano nunca foi pressionado a fazer o que faz, sempre foi ele quem demonstrou vontade de enfrentar situações extremas nos últimos anos, não era a criança típica que estamos habituados a ver, com 12 anos destacou-se pela primeira vez na Nazaré entre muitos e conceituados surfistas de ondas grandes. Foi criado nas ondas pesadas da Praia Grande, amadureceu muito cedo e defrontou-se com a finitude material ainda criança quando viu a sua irmã Maria tornar-se 'um anjo', a mãe Susana assim crê.

    Além da mãe, também conta com o apoio total do pai Ramon Laureano, responsável da Jet Resgate Portugal e uma referência mundial não só em salvamentos, como no tow-in surf. Expressa com frequência o orgulho pelo seu filho, “Tony prova que um homem não se mede aos palmos, desde muito novo ele sonha em ser um atleta do Big Wave Tour", diz.

    Na temporada passada, António Laureano foi o surfista mais novo de sempre a ser nomeado para os XXL Big Wave Awards, na categoria de maior onda e entrou para o seleto grupo que integra o 'Surfer Wall' no Forte de S. Miguel Arcanjo, feitos históricos no surf mundial os 15 anos.

    Atualmente com 16 anos e muitas experiências adquiridas, continua a mostrar dedicação e foco nos treinos, seja fora d'água, surfando ou nos treinos de apneia desenvolvidos pelo Wavecrusherstrainingsystem. Está cada vez mais confiante para enfrentar os novos desafios que seus objetivos impõem e demonstra reverência pelo lugar onde diz estar "a maior onda do mundo”.

    O jovem surfista tem mostrado muita atitude em swells gigantes, é reconhecido e admirado pelos big-riders que passam pela Praia do Norte, visto inúmeros elogios às suas performances no Canhão da Nazaré.

    Nos ultimos dias houve ação no famoso beach break, Tony representou muito bem e dropou algumas bombas. Na remada! 

    O Beachcam esteve à conversa com o prodígio Tony e com o seu pai Ramon sobre os acontecimentos recentes; 

    Tony: "Esta última sessão foi sem dúvida a mais intensa e espetacular, na verdade estava tão concentrado em apanhar as maiores ondas que só quando saí da água e comecei a ver as imagens é que tive noção do tamanho das ondas.

     Depois da segunda onda na remada onde levei com um lip gigante em cima acabei por partir o leash, mas foi bom para experimentar a minha nova Paddilac 10.2 by Polen Surfboards/Pyzel Surfboards, a pranchinha está  mágica.

     A remada estava incrível, mas confesso que senti algum medo, mesmo sabendo que o meu pai estava a fazer a segurança, porque havia muitas motas de agua a cruzarem-se no meu caminho e a estragarem me algumas ondas, não respeitando a remada. 

    Após este acontecimento fui fazer umas ondas de tow in onde acabei por apanhar umas das melhores do dia, foi brutal. 

    Penso que a minha evolução tem vindo a destacar-se pela minha persistência, dedicação, paixão pelas ondas grandes , e também a grande segurança, dedicação, estrutura e apoio que a minha família me dá, nomeadamente  o meu pai (Ramon Laureano). 

    Sendo, orgulhosamente, atleta da Praia do Norte, e tendo a mesma como uma das minhas praias preferidas, tenho um grande à vontade neste pico... " À vontade mas não à vontadinha" pois o respeito que eu tenho pelo canhão é algo que me leva sempre a pensar duas vezes quando estou lá dentro.

    Não podia deixar de agradecer uma vez mais á Praia do Norte pela estrutura e apoio que me têm vindo a dar, e a todos os meus patrocinadores.”

     

    Ramon: "Em relação a esta última sessão no dia 10/12/2018, sinto-me muito contente pelo resultado obtido pelo meu filho, Tony Laureano, na verdade nem eu nem ele tínhamos a noção das imagens captadas e divulgadas nas redes socias desta sessão, imagens dignas de nomeação para o XXL! Conhecendo bem o seu empenho e determinação para se destacar como o mais novo big rider e realizar seus sonhos atras das maiores ondas do mundo, acredito que irá se realizar e o reconhecimento virá, tal como os patrocínios que o ajudarão neste sonho/etapa!

    Somos um team onde o nosso maior propósito é a segurança, o respeito e a boa comunicação dentro e fora de agua, coisa que a meu ver não aconteceu neste dia na Praia do Norte, a confusão de motos de agua, prioridades da remada, os "dropinansos " e algo que me entristece e preocupa, pela segurança de todos mas especialmente pela a do meu filho! Acredito que o plano de segurança direcionada pela Camara Municipal da Nazaré irá prevalecer e em breve haverá a o tal "respeito" de que tanto se fala! 

    Sendo o António um privilegiado com o patrocínio da Praia da Norte, tenho a agradecer todo a estrutura que tem vindo e dar mais nomeadamente ao apoio da moto de agua para esta ultima sessão"

    Uma vez o pequeno gigante Tony Laureano disse e ninguém duvida “A magia da Praia do Norte é algo que me transcende e que me faz querer superar os meus limites ao surfar ondas cada vez maiores”.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Vitor Estrelinha (Praia do Norte) e Christina Pahnke (Sampicsphoto)

Tags
  • tony laureano
  • Ramon Laureano
  • Jet Resgate
  • Gustavo Lermen Silva
  • jovem
  • 16 anos
  • Canhão da Nazaré
  • praia do norte
  • nazaré
  • Surf
  • ondas gigantes
  • ondas grandes
pub
similar News
similar
março 22
Ribeira d’Ilhas recebe BILLABONG ERICEIRA 2019, by Açaí Amazon
março 22
Lendas explicam a mecânica do bypass da Gold Coast
março 22
Ingleses colocam 5 praias portuguesas nas melhores da Europa
março 21
Turismo de Portugal cria campanha para contrariar “Brexit”
março 20
Kai Lenny vira morcego com novo fato aerodinâmico
março 21
Afundou-se o navio com 2 mil carros e toneladas de petróleo
março 18
CSN recebeu e premiou os melhores surfistas da região Norte