Homepage
- Acredita-se que o plástico amarelo tenha feito parte, em tempos, de um equipamento de mergulhador para respirar debaixo de água.
-
-
O tubarão é o maior predador dos mares e um dos maiores do planeta, mas estes temidos animais parecem cada vez mais frágeis perante um “adversário” que tem a mão humana: o plástico. Um fotógrafo capturou um momento incrível, e simultaneamente angustiante, em que que pode ver um tubarão a asfixiar numa espécie de coleira plástica que tem à volta da cabeça.
A foto surgiu durante um mergulho no Mar Vermelho. O fotógrafo subaquático Jacek Dybowski encontrou o tubarão com um pedaço de plástico amarelo preso à volta do corpo, entre as fendas branquiais. O plástico estava tão apertado que se encontrava cravado na carne. Algo que o estava a asfixiar lentamente.
“Ver o tubarão assim foi devastador. Nunca tinha visto nada assim”, afirmou Dybowski. “Fiquei tão chocado quando reparei que este plástico amarelo estava a perfurar o corpo do tubarão. A dor devia ser insuportável”, explicou o fotógrafo, que ainda pensou em ajudar o animal, mas recuou depois na ideia por considera-la demasiado perigosa.
Acredita-se que o plástico amarelo tenha feito parte, em tempos, de um equipamento de mergulhador para respirar debaixo de água. Por ironia do destino acabou colocado à volta do tubarão. Talvez os humanos estejam a trepar rapidamente para o topo da lista das espécies mais perigosas, sobretudo devido aos hábitos que estão a colocar o planeta cada vez mais em risco.
Estima-se que chegam mais de oito milhões de toneladas de plástico ao oceano por ano. A manter-se este ritmo de poluição, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano, em termos de peso. Números e imagens alarmantes…
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJacek Dybowski
-
FonteRedação
