Homepage

  • Tom Butler surfa a bomba do Ano na Nazaré e deixa a dúvida no ar, poderá ser este um novo recorde?
  • A sessão da passada sexta-feira 14 de Dezembro continua a dar que falar, desta vez na imprensa Britânica e agora já um pouco por todo o mundo, onde a própria Sports Illustrated sugere que o recorde detido por Rodrigo Koxa poderá mesmo ter sido batido. 

    O motivo de todo este alvoroço é a Bomba do Tom Butler que pode ser vista neste vídeo, e que o próprio Tom acredita ser um novo record mundial, conforme declarações à imprensa: 

    - “I reckon it was maybe 90 or even 100 feet. When I get home I’ll try to figure it out. It was a monster, I know that for sure.” 

    (“Eu acho que devia ter entre 30 a 34 metros. Quando chegar a casa vou tentar ver as imagens melhor. Era um Monstro, isso eu tenho a certeza!")

    Clica aqui para ver as nossas live cams na Nazaré (Praia da Vila ; Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte)

    Em conversa com o Beachcam, o videografo Pedro Miranda responsável pelas imagens disse-nos: “A onda do Tommy foi até agora a maior do ano aqui na Nazaré e foi uma das melhores bombas que vi aqui surfadas, foi um ride perfeito com arranque atrás do pico, muita velocidade e perícia naqueles bumps, o Sebastian teve um papel fundamental ao fazer o tow daquela maneira”. Quando questionado sobre a possibilidade de esta onda ser o novo recorde mundial, Miranda deixou algumas reservas “Não gosto muito de entrar em especulações, e gostava de ver mais ângulos antes de dar uma opinião mais forte, uma coisa é certa com 1,90m de altura o Tommy é um surfista muito alto, e por mais insignificante que possa parecer este detalhe vai influenciar muito a medição oficial da onda pela WSL… qualquer tamanho que se possa empiricamente dar a esta onda, será decerto maior na realidade, um surfista com menos 20cm nesta onda, faria a onda parecer muito, mas muito maior” (…) “neste momento acho que a onda do Tom é a maior do ano, a favorita para ganhar o WSL Biggest Wave Award, e o Tommy merece, sobre o recorde isso só se vai saber em Abril nos Awards e até lá vai decerto continuar a especulação”.

    Tom Butler é um surfista Britânico com 29 anos, com muitos anos de experiência na Nazaré, da sua equipa faziam parte o Alemão Sebastian Steudtner que o puxou para esta onda, e a actual recordista mundial Maya Gabeira, que prestava assistência num segundo jetski. Esta onda foi surfada na mesma sessão em que o Brasileiro Thiago Jacaré quase perdeu a vida neste espetacular wipeout e operação de resgate.

    E vocês, o que acham sobre a possibilidade de um novo recorde? (Deixem a vossa opinião nos comments)

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Vídeo - Pedro Miranda

Tags
  • Tom Butler
  • pedro miranda
  • surf
  • Big Waves Rider
  • nazaré
  • praia do norte
  • Canhão da Nazaré
  • Recorde Mundial
similar News
similar
dezembro 09
Depressão Efrain vai afetar os Açores com chuva, vento e agitação marítima
dezembro 08
Antecipado o aviso laranja para três distritos por causa do mau tempo
dezembro 09
Tomás Freitas termina estreia no Mundial ISA de Surf Adaptado
dezembro 09
Final de Marta Paço no Mundial ISA de Surf Adaptado 2022 é esta sexta-feira
dezembro 07
Campeões nacionais de bodyboard Sub-12 e Sub-16 coroados na Praia da Rocha
dezembro 07
Four Oceans 2022 realiza-se este fim de semana
dezembro 07
Libertados milhares de sargos na Ria Formosa