Homepage

  • Três amigas de Cascais declararam guerra ao plástico
    31 dezembro 2018
    arrow
    arrow
  • O Movimento Claro pretende aumentar a consciência sobre o problema gravíssimo e urgente do plástico nos oceanos.
  • No passado dia 27 de Dezembro, mais de 30 voluntários de todas as idades juntaram-se à Claro Cascais para acabar 2018 da melhor maneira! Juntos retiraram 31Kg de lixo da praia! Segundo a organização - “Apanhámos muitos cotonetes, muito esferovite, muito micro-plástico, entre outros! Obrigada a todos pela energia 💪🌍”.

    Como não podia deixar de ser fomos procurar saber mais sobre este grupo que declarou guerra aberta ao plástico e à poluição marítima.

    O Movimento Claro surgiu de uma iniciativa de 3 amigas que partilham os mesmos ideais: respeito pela Natureza, paixão pelo Mar e amor a Cascais. 
    Reconhecem ainda que o progresso do nosso Concelho não pode ser alcançado à custa do prejuízo ambiental, uma vez que é totalmente dependente deste. O Movimento Claro pretende materializar estes ideais numa acção que à primeira vista pode parecer insignificante e limitada, mas que pode ajudar a aumentar a consciência sobre o problema do plástico nos oceanos. Este movimento inspira-se numa campanha de sucesso realizada em Cornwall por surfistas, em Inglaterra, mas que decorre de uma tendência global no sentido de alertar para os perigos do plástico 
    descartável.


    O Movimento Claro é uma Associação Juvenil fundada em Cascais, em Junho de 2018. Tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos e atua em várias frentes: trabalha com o sector HoReCa, com empresas e respetivos fornecedores na redução do plástico descartável, atua também junto do público na realização de diversas atividades de consciencialização, realiza ações educativas em escolas, organiza o Eco Cascais (evento anual de sustentabilidade), e trabalha também em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia Cascais Estoril em projectos nesta área.

                                                         Embaixadores:

    O Kikas é a nossa referência do momento no que toca ao surf profissional. Falámos-lhe deste projeto num voo para a Austrália e ele prontamente aceitou o desafio de dar a cara por esta inciativa. Quem mais tempo passa dentro de água ganha uma noção diferente do estado dos nossos oceanos e das nossas praias. Não se fica indiferente a sacos de plástico a flutuar ao nosso lado a poluir a nossa praia. Ou quando sai da água e se vê milhares de cotonetes por todo o areal. O Kikas faz questão de apanhar sempre o lixo marinho que vê quando surfa. Mesmo a WSL tem feito uma campanha muito forte neste sentido, através PURE, pretendendo sensibilizar todos os praticantes do surf para este problema.

    O Bernardo Freitas, velejador profissional da Volvo Ocean Race, é um apaixonado pelo mar. Concorre pela equipa "Turn the Tide on Plastic" patrocinada pela Mirpuri Foundation e  durante as provas fazem recolhas de micro plásticos nas zonas mais remotas do Planeta. Tem sido um fervoroso defensor da proteção dos oceanos dentro e fora das competições.

    Entre o surf e o skate podemos encontrar a Mariana Rocha Assis na Poça ou na Azarujinha. Foi na gravação de um progarama para o Canal OFF que uma surfista brasileira explicou à Mariana o problema dos "canudinhos" (palhinhas de plástico). Desde aí a Mariana passou a estar atenta e a querer proteger a sua "casa". Foi assim que se juntou a nós na luta!

    A Ana Pego, local da Praia das Avencas, é das mais "antigas" ativistas no que toca ao problema do plástico. Bióloga de formação, a Ana foi quem alertou para este problema quando ainda ninguém tinha a proteção dos oceano como preocupação central da atualidade. Criou a página "Plasticus Maritimus" que junta o lixo marinho à arte, procurando sensibilizar e educar a população segundo esta via. Mais recentemente lançou um livro "Plasticus maritimus" uma espécie invasora.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Movimento Claro
  • Claro Cascais
  • plastico
  • Banir plasticos
  • Limpeza praias
  • Limpeza
  • cascais
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
outubro 22
BV2, o novo modelo da Chilli Surfboards já está disponível em Portugal
outubro 22
Quase 1 milhão de toneladas de equipamentos de pesca chega aos oceanos anualmente
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
pub