Homepage

  • Três amigas de Cascais declararam guerra ao plástico
    31 dezembro 2018
    arrow
    arrow
  • O Movimento Claro pretende aumentar a consciência sobre o problema gravíssimo e urgente do plástico nos oceanos.
  • No passado dia 27 de Dezembro, mais de 30 voluntários de todas as idades juntaram-se à Claro Cascais para acabar 2018 da melhor maneira! Juntos retiraram 31Kg de lixo da praia! Segundo a organização - “Apanhámos muitos cotonetes, muito esferovite, muito micro-plástico, entre outros! Obrigada a todos pela energia 💪🌍”.

    Como não podia deixar de ser fomos procurar saber mais sobre este grupo que declarou guerra aberta ao plástico e à poluição marítima.

    O Movimento Claro surgiu de uma iniciativa de 3 amigas que partilham os mesmos ideais: respeito pela Natureza, paixão pelo Mar e amor a Cascais. 
    Reconhecem ainda que o progresso do nosso Concelho não pode ser alcançado à custa do prejuízo ambiental, uma vez que é totalmente dependente deste. O Movimento Claro pretende materializar estes ideais numa acção que à primeira vista pode parecer insignificante e limitada, mas que pode ajudar a aumentar a consciência sobre o problema do plástico nos oceanos. Este movimento inspira-se numa campanha de sucesso realizada em Cornwall por surfistas, em Inglaterra, mas que decorre de uma tendência global no sentido de alertar para os perigos do plástico 
    descartável.


    O Movimento Claro é uma Associação Juvenil fundada em Cascais, em Junho de 2018. Tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos e atua em várias frentes: trabalha com o sector HoReCa, com empresas e respetivos fornecedores na redução do plástico descartável, atua também junto do público na realização de diversas atividades de consciencialização, realiza ações educativas em escolas, organiza o Eco Cascais (evento anual de sustentabilidade), e trabalha também em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia Cascais Estoril em projectos nesta área.

                                                         Embaixadores:

    O Kikas é a nossa referência do momento no que toca ao surf profissional. Falámos-lhe deste projeto num voo para a Austrália e ele prontamente aceitou o desafio de dar a cara por esta inciativa. Quem mais tempo passa dentro de água ganha uma noção diferente do estado dos nossos oceanos e das nossas praias. Não se fica indiferente a sacos de plástico a flutuar ao nosso lado a poluir a nossa praia. Ou quando sai da água e se vê milhares de cotonetes por todo o areal. O Kikas faz questão de apanhar sempre o lixo marinho que vê quando surfa. Mesmo a WSL tem feito uma campanha muito forte neste sentido, através PURE, pretendendo sensibilizar todos os praticantes do surf para este problema.

    O Bernardo Freitas, velejador profissional da Volvo Ocean Race, é um apaixonado pelo mar. Concorre pela equipa "Turn the Tide on Plastic" patrocinada pela Mirpuri Foundation e  durante as provas fazem recolhas de micro plásticos nas zonas mais remotas do Planeta. Tem sido um fervoroso defensor da proteção dos oceanos dentro e fora das competições.

    Entre o surf e o skate podemos encontrar a Mariana Rocha Assis na Poça ou na Azarujinha. Foi na gravação de um progarama para o Canal OFF que uma surfista brasileira explicou à Mariana o problema dos "canudinhos" (palhinhas de plástico). Desde aí a Mariana passou a estar atenta e a querer proteger a sua "casa". Foi assim que se juntou a nós na luta!

    A Ana Pego, local da Praia das Avencas, é das mais "antigas" ativistas no que toca ao problema do plástico. Bióloga de formação, a Ana foi quem alertou para este problema quando ainda ninguém tinha a proteção dos oceano como preocupação central da atualidade. Criou a página "Plasticus Maritimus" que junta o lixo marinho à arte, procurando sensibilizar e educar a população segundo esta via. Mais recentemente lançou um livro "Plasticus maritimus" uma espécie invasora.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Movimento Claro
  • Claro Cascais
  • plastico
  • Banir plasticos
  • Limpeza praias
  • Limpeza
  • cascais
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
maio 27
Homem morre no Havai após ser atacado por tubarão
maio 27
Encontrada numa praia embalagem intacta com quase 30 anos
maio 26
Marta Paço e Nuno Vitorino Campeões Europeus
maio 24
Rip Curl Fantasy Surfer - Marcos Charana é o vencedor do Porto Pro
maio 24
Concurso fotográfico Olhos sobre o Mar 2019
maio 24
Espetáculo de surf ao mais alto nível no EuroSurf Adaptive 2019