Homepage
- Para já, estão confirmadas 429 mortes pelas autoridades, apesar de serem ainda muitas as pessoas desaparecidas.
-
-
A Indonésia está a viver dias de luto, depois de tsunami que varreu a região as costas da região de Java e Sumatra e que causou mais de 400 mortos. As autoridades continuam as buscas por eventuais sobreviventes, depois do tsunami de sábado, que foi causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau e que originou uma onda mortífera de 3 metros.
Para já, estão confirmadas 429 mortes pelas autoridades, apesar de serem ainda muitas as pessoas desaparecidas. Tudo isto, precisamente numa altura que marca o 14.º aniversário do enorme tsunami que matou mais de 220 mil pessoas na região Sumatra em 2004 e que foi a maior tragédia que se abateu sobre a Indonésia.
A correr o Mundo estão já as imagens de um concerto que acabou por ser interrompido pela chegada do Tsunami. Imagens impactantes, que mostram como a força da água varreu tudo em seu redor, matando inúmeras pessoas, incluindo alguns membros da banda pop, famosa localmente, que estava a atuar.
Este foi mais um episódio trágico entre as dezenas que já sucederam pelas ilhas indonésias. Após o sucedido foram muitas as críticas perante a incapacidade das autoridades em preverem o tsunami. Contudo, o governo indonésio já explicou que o facto de o tsunami ter sido causado por atividade sísmica impossibilitou tal previsão, pois o habitual é estes fenómenos seguirem-se a tremores de terra.
Entretanto, o vulcão Anak Kakatau, que se situa a cerca de 50 quilómetros da costa de Java e Sumatra, continua em erupção e o alerta na região mantém-se, com a população a temer o surgimento de novas ondas gigantes. As autoridades já alertaram para o facto de serem esperadas condições climatéricas extremamente adversas na região durante os próximos dias e pediram para que todos fiquem longe do mar.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto: Reuters
-
-
FotografiaReuters
-
FonteRedação
