Homepage
- Segundo um porta-voz do governo japonês o regresso à caça das baleias não acontecerá “em águas antárticas ou no hemisfério sul”.
-
-
O Japão anunciou que vai regressar à pesca comercial de baleias em julho de 2019, juntando-se à Islândia e Noruega como os únicos países que ainda o fazem. Depois da ameaça feita em setembro passado, o país do Sol Nascente concretizou agora a medida, abandonando a Comissão Baleeira Internacional (CBI).
Em setembro o Japão já tinha feito um pedido para o regresso à pesca comercial de baleias, que não foi aceite pela CBI. Facto que deixou os nipónicos insatisfeitos. Agora, o país asiático formalizou mesmo a ameaça. Esta é uma medida merecedora de várias críticas, tanto da comunidade internacional como de organizações que lutam pelos direitos dos animais.
Segundo um porta-voz do governo japonês o regresso à caça das baleias não acontecerá “em águas antárticas ou no hemisfério sul”, limitando-se apenas “às águas territoriais e à zona económica exclusiva do Japão”. Ainda assim, esta é uma posição que coloca em risco estes mamíferos e também todo um ecossistema.
Apesar de a CBI ter criado uma moratória em 1986 sobre esta atividade, que foi assinada pelo Japão, a caça de baleias acabou por nunca ser completamente suspensa pelos japoneses. Isto porque aproveitaram uma “brecha” na mesma moratória que os permitia a pesca destes mamíferos para fins de investigação.
Contudo, nos últimos tempos eram muitas as notícias que davam conta do facto de o Japão estar a ultrapassar as quotas existentes para a investigação, o que dava a entender que a pesca era feita para fins comerciais, ainda que de forma encapotada. Mas a partir de 2019, o Japão decidiu fazer tudo às claras.
Em setembro passado o Japão tentou contornar a moratória, criando uma abordagem dupla a fim de retomar a pesca comercial. Mas os países-membros da CBI, liderados pela Austrália, União Europeia e Estados Unidos, rejeitaram o texto nipónico por 41 votos contra 27. Algo que desagradou os japoneses, que consideram a pesca de baleias “uma importante e centenária tradição”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto: AFP
-
-
FotografiaAFP
-
FonteRedação
