Homepage

  • A ilha que foi classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera em 2007 funcionou pela primeira vez a 100% com energias renováveis
  • A Ilha Graciosa foi alimentada a 100 % por energias renováveis, pela primeira vez.

    Tratou-se de um teste, em que a Graciosa foi abastecida por energia produzida pelos painéis fotovoltaicos e pelo parque eólico da Serra Branca, ou seja energia verde.

    Recorde-se que este projecto pioneiro, representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros e prevê que mais de 65% da energia seja proveniente de fontes renováveis, como o sol e o vento.

    O projeto Graciosa Energy System representa a construção do primeiro sistema mundial de energia híbrida na Ilha da Graciosa, no arquipélago dos Açores, com até 100% de energia proveniente de fontes renováveis, como o vento e o sol, armazenada em baterias, e que irá definir novos padrões nesta área para as ilhas em todo o mundo.

    A estruturação do sistema será feita por um inovador sistema de gestão de energia desenvolvido pela empresa Finlandesa Wärtsilä, que permitirá prescindir da convencional central térmica para regulação da energia. Trata-se de um projeto inovador a nível global, no controlo e comando de sistemas produtores de energia, com recurso a fontes renováveis, em redes isoladas de distribuição de energia elétrica, com potencial para ser um standard de soluções integradas de produção de energia.
    O projeto assenta na integração de produção eólica e solar com uma potência instalada de 4,5 MW e 1 MW, respetivamente, complementada por um sistema de armazenamento de energia composto por um conjunto de baterias de última geração, que permitirão o armazenamento de 3,2 MWh.

    O 'Graciólica' é um projeto inovador, com projeção a nível europeu, que tem potencial para colocar a ilha Graciosa na linha da frente no aproveitamento dos recursos naturais renováveis para a produção de energia, em combinação com o armazenamento, enquanto uma prática pioneira em Regiões Ultraperiféricas.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos e fonte - Radio Graciosa

Tags
  • Ilha Graciosa
  • Açores
  • Reservas da Biosfera
  • Unesco
  • energia solar
  • Energias renováveis
  • energia eolica
  • Portugal
  • feito historico
  • ilhas
similar News
similar
fevereiro 08
Aviso amarelo de chuva alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal
fevereiro 08
Condomínio privado vai nascer bem próximo de Ribeira d'Ilhas para 'atrair entusiastas de surf'
fevereiro 08
Fundo dinamarquês quer investir oito mil milhões de euros em energia eólica ao largo da Figueira da Foz
fevereiro 07
O tempo vai mudar esta quarta-feira: vem aí chuva em especial na região Sul
fevereiro 07
Seleção Nacional de Surf inicia operação Mundial ISA/Eurosurf com estágio em Peniche
fevereiro 07
Caparica recebe em março prova de qualificação para a Liga MEO Surf 2023
fevereiro 07
Cursos de Treinadores de Surfing Grau I/Surf Grau II da ASIP alargados a novos locais e já com inscrições abertas