Homepage
- Esta aventura terá também um lado científico. Todos os registos vão permitir compreender melhor os movimentos das marés.
-
-
Jean-Jacques Savin tem 71 anos e prepara-se para uma iniciar uma aventura especial que irá durar os próximos três meses. Este septuagenário francês vai fazer uma travessia do Atlântico, que começará nas Canárias e deverá acabar nas Caraíbas, apenas ao sabor do vento e das correntes. E o meio de transporte utilizado é um… barril.
A história de Savin é contada por uma reportagem da rádio portuguesa TSF, que explica que o barril onde será feita a travessia tem três metros de comprimento por 2,10 de largura e está totalmente equipado para viver durante três meses, o tempo estimado para a duração desta peculiar travessia.
O barril está equipado com uma kitchenette, com um fogão para cozinhar, uma pequena dispensa, cama e até uma zona de escritório. No fundo deste barril gigante laranja, Jean-Jacques Savin tem uma vigia para poder ir observando o que se passa no fundo do oceano.
Depois de fazer a travessia do Atlântico em quatro ocasiões, mas de veleiro, agora Savin decidiu dar o controlo das operações ao… destino. “Esta é uma travessia em que o homem não é o capitão do barco, mas o passageiro do Oceano”, frisou.
A embarcação foi construída em poliéster para não ficar danificada com possíveis embates e tem todas as condições para comunicar com terra. No entanto, só não tem qualquer sistema que permita controlar a navegação. Dessa forma, a cápsula andará ao sabor dos ventos e correntes.
A aventura teve início esta quarta-feira, depois de muito estudo e preparação, além de uma campanha de crowdfunding na internet. Paraquedista reformado, Savin foi também piloto de aviões e guarda num Parque Natural. Este aventureiro francês pratica ainda vela, natação, surf, judo, foi vice-campeão francês de triatlo e há dois anos subiu o Monte Branco, nos Alpes. Agora, quer provar que ainda é capaz.
Esta aventura terá também um lado científico. Todos os registos vão permitir compreender melhor os movimentos das marés. A experiência de Jean-Jacques vai também ser analisada na perspetiva de perceber como reage alguém sozinho num ambiente fechado. Até o vinho que leva na embarcação vai ser comparado com a mesma colheita que ficou em terra.
A viagem deste septuagenário aventureiro pode ser acompanhada aqui.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: TSF
-
-
FotografiaFacebook Boutesa
-
FonteRedação
