Homepage
- No ano crítico de 1988, restavam apenas oito focas-monge no território português!
-
-
Excelentes notícias para a população de Lobos-marinhos na Reserva Natural das Desertas, com o nascimento de pelo menos duas crias no passado mês de novembro.
Clica aqui para ver Jardim do Mar ao vivo!
Mal podíamos imaginar que poucos dias depois de termos noticiado que as focas mais raras do mundo se encontram na Madeira, que a família aumentasse.
Foi no dia 22, que os Vigilantes da Natureza alertaram para a existência de dois Lobos-marinhos fêmea, com crias, um na praia aberta que, geralmente, esta espécie utiliza na época de reprodução, e um outro, na entrada de uma gruta.
O IFCN (Instituto Florestas e Conservação da Natureza, RAM) sabe que uma é fêmea, filha da “Fêmea Y”, sendo a outra um macho, filho da “Parêntesis”. Embora não se tenham detetado mais jovens exemplares, a dinâmica de lobos-marinhos registada poderá indicar a existência de mais crias, pelo que o trabalho de monitorização do lobo-marinho realizado nas Ilhas Desertas poderá trazer mais novidades num futuro próximo.
A foca-monge do Mediterrâneo ou lobo-marinho, Monachus monachus, como é conhecida no arquipélago da Madeira, é a foca mais rara do mundo e uma espécie considerada em perigo pela União Internacional para a Conservação da natureza. Em Portugal, ocorre unicamente no arquipélago da Madeira, mais especificamente nas Ilhas Desertas e ilha da Madeira, senda a sua população estimada em 25-30 exemplares.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte e fotos - IFCN
-
