Homepage

  • Escuteiros tomam iniciativa e limpam praias
    18 dezembro 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A missão do agrupamento de escuteiros católicos marítimos o 1377 é educar as crianças e jovens para um futuro melhor e cidadãos mais responsáveis.
  • Ficamos tão bem impressionados com a atitude destes escuteiros, que fomos pedir que nos falassem um pouco sobre o trabalho que estão a desenvolver em prol da preservação das nossas praias e oceano.

    Segundo o dirigente do Agrpº1377 - Leça da Palmeira, João Santos:

    Com grande entusiasmo, desenvolvemos esta iniciativa, esperando que seja um alerta para o maior número de pessoas e entidades, enfim para todos nós!

    Sendo um objectivo deste agrupamento à algum tempo, surgiu a parceria em colaboração com o CNE/Fundação ECOMAR e entidades locais, este projecto chamado 'Acolhe a praia do teu agrupamento'. Pretende criar, não só e ao mesmo tempo hábitos de vida saudável, consciência ambiental e ainda alertas à responsabilidade social.

    Ainda, esta é uma iniciativa para crescimento e solidificação de um agrupamento único no Norte do país. 

    RESPEITAR OS 4 PRINCÍPIOS ECOMAR 


    1 – Hábitos de vida saudável; promovemos as idas à praia como algo natural, presente na nossa identidade até como ‘palco’ inato das nossas actividades (limpeza e outras) e de acordo com o método escutista. É algo que fazemos espontaneamente, de diversas formas (jogos, etc.), desde a criação do agrupamento. Pretendemos contudo, aliar, diversificar e intensificar com esta e outras realidades. 
    2 – Responsabilidade Social; estando naturalmente numa ‘terra’ profundamente ligada ao mar, deparamo-nos praticamente o ano inteiro com situações que não são responsáveis, sendo o lixo constante que invadem as nossas praias, uma grande preocupação. É nosso desejo, desde à muito, apelar a todos, escuteiros e população em geral, bem como às entidades responsáveis que todos devemos ser zeladores, de um bem comum que é de e para todos. 

    3 – Projecto(s) de consciência ambiental; pretende-se nesta iniciativa, levar a cabo não só a limpeza de uma praia não concessionada como 'adoptá-la' e torná-la ainda mais convidativa. Tanto mais que a mesma é imensamente visitada, familiar e um excelente cartão- de-visita, junto do nosso farol (de Leça, vulgo Boa Nova) e do carismático salão de chá.
    4 – Prática de desporto; estando a concluir a aquisição de uma embarcação de apoio, a motor, pretendemos deixar de ter aulas com um clube de vela local (pagas) e ter/adquirir embarcações próprias, inicialmente kayaks. Entretanto, conseguirmos uma base na marina (ou o mais próximo), pretendendo iniciar a nossa actividade à vela, estando já o agrupamento a dotar-se de meios humanos (cursos e formações para os dirigentes), bem como posterior aquisição de outras embarcações necessárias à prática desta e outras e consequente manutenção da marina. É assim também uma desígnio, um querer e uma afirmação (J. freguesia, Câmara municipal, APDL, população), que pretendemos fazer parte integrante deste círculo de utilizadores do local e solidificarmo-nos. Ainda mais agora, cidade esta, ainda com mais visibilidade internacional, com o lindíssimo Terminal de cruzeiros de Leixões a complementar e com os passadiços do Caminho de Santiago.

     
    Identificação da praia adoptada - Boa Nova (igualmente conhecida como praia da Senhora). Praia rochosa e com areal, é frequentada essencialmente pelos habitantes das localidades próximas (Leça da Palmeira).   

    Calendarização das accões a realizar 
    Limpeza da praia referida.

    Após o término da época balnear (início a 08 de Dezembro 2018 - 1ª acção) e a cada 2 meses e/ou sempre que necessário; possamos ter apoio, bem como as autorizações respectivas das entidades (Junta freguesia, CMM, Autoridade Marítima, Ecorede, etc.

    Nesta primeira fase, recolhemos muito plástico, cabos, madeira, vidros e todo o género de lixo indiferenciado (cerca de 250 Kg).


     
    O agrupamento participou e participará integralmente e conta ainda com ajuda de pais dos nossos escuteiros.

    Eventualmente, população em geral e/ou entidades que nos queiram contactar, caso desejem participar igualmente.É nosso desejo que o projecto se mantenha o mais possível e possa até, com a dita base na marina, vir a estender-se nesse local, etc.

    Praticamos vela e canoagem, mas não dispomos ainda de embarcações próprias. Estamos a preparar condições para esta realidade, pelo que todos os apoios são bem-vindos. Favor notar que toda a comunidade, região, núcleo e outros agrupamentos nos contactam para actividades conjuntas. 

    Solidificar-se, com os apoios tão necessários, ver o seu efectivo crescer, nesta cidade chamada de ‘Horizonte e Mar’, ligada a descobridores, profundamente apegada a uma comunidade com raízes e de gente do mar.

    Esta é a nossa ‘bandeira’ e mérito, porventura.

    Se quiserem contactar estes heróis, seja para seguir o exemplo ou contribuir, basta clicar aqui, ou enviar um mail para mocos.1377@escutismo.pt!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • escuteiros
  • maritimos
  • Limpeza
  • Limpeza praias
  • leça palmeira
  • porto
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido