Homepage

  • Escuteiros tomam iniciativa e limpam praias
    18 dezembro 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A missão do agrupamento de escuteiros católicos marítimos o 1377 é educar as crianças e jovens para um futuro melhor e cidadãos mais responsáveis.
  • Ficamos tão bem impressionados com a atitude destes escuteiros, que fomos pedir que nos falassem um pouco sobre o trabalho que estão a desenvolver em prol da preservação das nossas praias e oceano.

    Segundo o dirigente do Agrpº1377 - Leça da Palmeira, João Santos:

    Com grande entusiasmo, desenvolvemos esta iniciativa, esperando que seja um alerta para o maior número de pessoas e entidades, enfim para todos nós!

    Sendo um objectivo deste agrupamento à algum tempo, surgiu a parceria em colaboração com o CNE/Fundação ECOMAR e entidades locais, este projecto chamado 'Acolhe a praia do teu agrupamento'. Pretende criar, não só e ao mesmo tempo hábitos de vida saudável, consciência ambiental e ainda alertas à responsabilidade social.

    Ainda, esta é uma iniciativa para crescimento e solidificação de um agrupamento único no Norte do país. 

    RESPEITAR OS 4 PRINCÍPIOS ECOMAR 


    1 – Hábitos de vida saudável; promovemos as idas à praia como algo natural, presente na nossa identidade até como ‘palco’ inato das nossas actividades (limpeza e outras) e de acordo com o método escutista. É algo que fazemos espontaneamente, de diversas formas (jogos, etc.), desde a criação do agrupamento. Pretendemos contudo, aliar, diversificar e intensificar com esta e outras realidades. 
    2 – Responsabilidade Social; estando naturalmente numa ‘terra’ profundamente ligada ao mar, deparamo-nos praticamente o ano inteiro com situações que não são responsáveis, sendo o lixo constante que invadem as nossas praias, uma grande preocupação. É nosso desejo, desde à muito, apelar a todos, escuteiros e população em geral, bem como às entidades responsáveis que todos devemos ser zeladores, de um bem comum que é de e para todos. 

    3 – Projecto(s) de consciência ambiental; pretende-se nesta iniciativa, levar a cabo não só a limpeza de uma praia não concessionada como 'adoptá-la' e torná-la ainda mais convidativa. Tanto mais que a mesma é imensamente visitada, familiar e um excelente cartão- de-visita, junto do nosso farol (de Leça, vulgo Boa Nova) e do carismático salão de chá.
    4 – Prática de desporto; estando a concluir a aquisição de uma embarcação de apoio, a motor, pretendemos deixar de ter aulas com um clube de vela local (pagas) e ter/adquirir embarcações próprias, inicialmente kayaks. Entretanto, conseguirmos uma base na marina (ou o mais próximo), pretendendo iniciar a nossa actividade à vela, estando já o agrupamento a dotar-se de meios humanos (cursos e formações para os dirigentes), bem como posterior aquisição de outras embarcações necessárias à prática desta e outras e consequente manutenção da marina. É assim também uma desígnio, um querer e uma afirmação (J. freguesia, Câmara municipal, APDL, população), que pretendemos fazer parte integrante deste círculo de utilizadores do local e solidificarmo-nos. Ainda mais agora, cidade esta, ainda com mais visibilidade internacional, com o lindíssimo Terminal de cruzeiros de Leixões a complementar e com os passadiços do Caminho de Santiago.

     
    Identificação da praia adoptada - Boa Nova (igualmente conhecida como praia da Senhora). Praia rochosa e com areal, é frequentada essencialmente pelos habitantes das localidades próximas (Leça da Palmeira).   

    Calendarização das accões a realizar 
    Limpeza da praia referida.

    Após o término da época balnear (início a 08 de Dezembro 2018 - 1ª acção) e a cada 2 meses e/ou sempre que necessário; possamos ter apoio, bem como as autorizações respectivas das entidades (Junta freguesia, CMM, Autoridade Marítima, Ecorede, etc.

    Nesta primeira fase, recolhemos muito plástico, cabos, madeira, vidros e todo o género de lixo indiferenciado (cerca de 250 Kg).


     
    O agrupamento participou e participará integralmente e conta ainda com ajuda de pais dos nossos escuteiros.

    Eventualmente, população em geral e/ou entidades que nos queiram contactar, caso desejem participar igualmente.É nosso desejo que o projecto se mantenha o mais possível e possa até, com a dita base na marina, vir a estender-se nesse local, etc.

    Praticamos vela e canoagem, mas não dispomos ainda de embarcações próprias. Estamos a preparar condições para esta realidade, pelo que todos os apoios são bem-vindos. Favor notar que toda a comunidade, região, núcleo e outros agrupamentos nos contactam para actividades conjuntas. 

    Solidificar-se, com os apoios tão necessários, ver o seu efectivo crescer, nesta cidade chamada de ‘Horizonte e Mar’, ligada a descobridores, profundamente apegada a uma comunidade com raízes e de gente do mar.

    Esta é a nossa ‘bandeira’ e mérito, porventura.

    Se quiserem contactar estes heróis, seja para seguir o exemplo ou contribuir, basta clicar aqui, ou enviar um mail para mocos.1377@escutismo.pt!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • escuteiros
  • maritimos
  • Limpeza
  • Limpeza praias
  • leça palmeira
  • porto
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo