Homepage
- António Costa tornou possível o acordo de cooperação para o estudo subaquático da plataforma marítima portuguesa.
-
-
Primeiro a energia, depois a banca, aviação e seguros. Agora, e depois de entrarem no nosso país para controlar vários setores económicos, a China também já chegou aos Açores. Portugal e China estabeleceram recentemente acordos que permitem aos asiáticos a entrada na Base das Lajes, mas não para fim militar, apenas para investigação marítima.
A notícia foi destacada no passado sábado pelo jornal “Sol” e adianta que António Costa tornou possível o acordo de cooperação para o estudo subaquático da plataforma marítima portuguesa, durante a primeira visita oficial que fez como primeiro-ministro de Portugal à China.
A viagem aconteceu em 2016 e Costa explicou mesmo que tinha sido atingido “um novo patamar” na cooperação entre estes dois países, “com a criação de novos ativos no país, ou a partir de Portugal para terceiros países”. O atual primeiro-ministro chegou mesmo a admitir que a China poderia vir a usar a base das Lajes, caso os Estados Unidos não renovassem o acordo de exclusividade, mas apenas para fins científicos.
Esta ligação recente entre Portugal e China, através da aposta chinesa em vários setores de atividade, tornaram Portugal num dos quatro mais importantes parceiros estratégicos da China. Algo que ficou bem vincado na recente visita do primeiro-ministro chinês, Xi Jinping, ao nosso país, onde foram assinados 17 novos acordos entre os dois países.
Além do mar, os chineses também já demonstraram interesse em colaborar no projeto AIR Centre - Centro de Investigação Internacional do Atlântico num futuro a breve prazo. Uma ligação que acaba por fortalecer a posição chinesa na economia mundial.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
