Homepage
- Ainda assim, os ativistas não ficaram satisfeitos na totalidade, porque exigem a libertação dos 55 animais que estão em cativeiro num dos mais famosos parques do país.
-
-
O Canadá deu recentemente o exemplo, criando uma lei que vai proibir o cativeiro de baleias ou golfinhos. Proposta em 2015, esta lei demorou três anos a ser aprovado, após várias batalhas políticas, mas irá, agora, entrar em vigor. O cativeiro destes animais passará a constituir uma prática criminosa.
A lei S-203 vai obrigar incluir este tipo de ações no Código Criminal canadiano, considerando-as como crime. Mas esta lei irá ser colocada em prática de forma faseada. O objetivo não passa por terminar já com todos os parques marinhos que possuem orcas ou golfinhos, mas, sim, fazer com que eles não coloquem mais animais neste tipo de situação. Ou seja, podem continuar com os que têm em cativeiro, mas não poderão fomentar uma nova geração.
A lei também proíbe estes parques aquáticos de importarem esperma, tecidos ou embriões destes mamíferos. Tudo com o objetivo de, lentamente, acabara com o cativeiro de baleias e golfinhos, desencorajando práticas deste género para o futuro. Os animais e o meio-ambiente agradecem.
Ainda assim, os ativistas não ficaram satisfeitos na totalidade, porque exigem a libertação dos 55 animais que estão em cativeiro num dos mais famosos parques do país, o Marineland. Algo que a lei não prevê…
Esta temática tem estado cada vez mais na ordem do dia, sobretudo depois do surgimento de vários documentários que mostram as condições inadequadas e traumatizantes a que estes mamíferos estão sujeitos neste tipo de parques. Aliás, uma das caras mais célebres a manifestar-se contra o cativeiro de baleias foi Kelly Slater.
Mas esta não foi a única nova lei criada para proteger espécies marinhas, uma vez que também entrou em vigor a lei S-238, que vai banir a importação de barbatanas de tubarão. Um “petisco” bastante apreciado, sobretudo, na Ásia, mas que coloca cada vez mais em risco estes animais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
