Homepage

  • Mundo cada vez mais longe de travar aquecimento global
    29 novembro 2018
    arrow
    arrow
  • A ONU alerta que os países estão cada vez mais longe deste objetivo e emitem cada vez mais gases com efeito de estufa.
  • Os países estão cada vez mais longe do objetivo de travar o aquecimento global, e emitem cada vez mais gases com efeito de estufa, alerta a ONU.

    O Programa Ambiental da ONU afirma que, para conter a subida da temperatura global abaixo dos dois graus centígrados, as nações terão de triplicar, até 2030, as promessas firmadas no Acordo de Paris, celebrado em 2015.

    Para limitar o aquecimento a 1,5 graus, um cenário que já implica consequências, os países teriam que quintuplicar os esforços, refere-se num relatório hoje publicado, a cinco dias da abertura da conferência mundial sobre clima COP 24, que se realiza na Polónia.

    "A notícia mais alarmante é a discrepância entre o nível atual de emissões e o necessário para conter as alterações climáticas", afirmou à agência France Presse o coordenador do relatório, Philip Drost.

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, referiu, numa entrevista à BBC, que "muitos países não estão a fazer o que se comprometeram em Paris", lembrando que "são precisos compromissos mais ambiciosos".

    O empenho ou falta dele para limitar as emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa "não vai resultar para evitar um aumento de três graus até ao final do século", considerou.

    António Guterres notou que o mundo está "mais polarizado", com "mais abordagens nacionalistas a ganhar eleições ou com bons resultados eleitorais", ao mesmo tempo que diminui "a confiança da opinião pública" nas instituições e organizações internacionais.

    "Falta a necessária vontade política", apontou à BBC, sem querer particularizar nenhum líder, mas indicando os Estados Unidos como um exemplo da "necessidade de mobilizar todos os níveis" da sociedade.

    Sem citar o nome do Presidente Donald Trump, referiu que a decisão "do governo" norte-americano de denunciar o Acordo de Paris levou a uma "fantástica reação de cidades, governadores, da sociedade civil" que se comprometeram a manter e cumprir as metas.

    "Não devemos reduzir a discussão às posições pessoais. É um assunto global em que todos estamos a falhar", afirmou.

    O Programa Ambiental aponta alguns progressos, como a explosão das energias renováveis, a eficácia energética, ações locais no setor dos transportes, que atribui ao dinamismo do setor privado e da investigação.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Lusa

    Foto: iStock

Tags
  • Ambiente
  • Meio Ambiente
  • Aquecimento global
  • ONU
  • Sustentabilidade
  • Poluição
similar News
similar
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias