Homepage

  • Afinal, qual a diferença entre escolas de surf residentes e ambulantes?
    22 novembro 2018
    arrow
    arrow
  • Esclarecimento importante sobre as tipologias e diferenças das escolas de surf
  • Com este artigo de opinião, a Carcavelos Surf School, pretende esclarecer e sensibilizar o público para a escolha consciente de uma escola de Surf.

    Consideramos fundamental limitar o número de licenças das escolas de surf na praia de Carcavelos por respeito aos utentes e surfistas locais, bem como pela preocupação face ao elevado risco de acidentes - 40 escolas de surf licenciadas em época balnear, acrescidas das não licenciadas. Priorizando a segurança do sector, exigimos uma maior fiscalização das entidades responsáveis às "escolas" ambulantes que com muita facilidade se omitem da responsabilidade civil e obrigações deste sector.

    Clica aqui para ver a praia de Carcavelos ao vivo!

    O QUE SÃO ESCOLAS DE SURF RESIDENTES:


    São espaços físicos junto à praia associados a concessionários/apoios de praia - fundamentais no bom funcionamento das praias e sua envolvência. As suas instalações estão, na sua maioria, apetrechadas com espaço para trocar de roupa, guardar os bens, tomar duche privado, acesso a casa de banho, posto de socorros, entre outros.

    Um dos pontos mais importantes relaciona-se com o facto de manterem a porta aberta ao público, sendo periodicamente inspecionadas por entidades que regulam este sector, nomeadamente a ASAE, Autoridade Tributária e a Policia Marítima, garantindo padrões de qualidade e referência elevados. Têm, ainda, um horário alargado e exercem ações de responsabilidade social, tais como a prestação de informações ao público em geral, cooperação com nadadores salvadores, envolvimento em ações desportivas, sociais e ambientais sustentáveis. Por outro lado, têm uma ligação próxima com os surfistas locais refletindo-se numa maior responsabilidade sobre o espaço utilizado para lecionar as aulas de surf.

    O QUE SÃO ESCOLAS AMBULANTES:


    Com frequência são carrinhas ou monovolumes independentes, onde o motorista é o professor de surf. Realizam o transporte dos clientes e do equipamento para a praia, bem como o seu regresso. Na sua grande maioria, fazem o transporte das pranchas em cima do tejadilho - aumentando o risco de segurança dos ocupantes.

    O serviço de transporte de pessoas obriga a alvarás e autorizações que a grande maioria das escolas ambulantes não possui.

    As carrinhas estacionam no parque de estacionamento (espaço público utilizado para fins comerciais), os alunos trocam de roupa ao ar livre, guardam os bens dentro da carrinha e utilizam os duches públicos (enquanto estão a exercer um serviço privado). Estacionam na praia o tempo da aula e não trazem nenhuma mais valia para os utentes/praia.

    Lamentavelmente, as entidades que fiscalizam este sector nunca abordam estas “escolas" por serem carrinhas particulares.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Escolas de Surf
  • surf
  • escolas surf residentes
  • escolas surf ambulantes
  • Carcavelos
  • cascais
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
fevereiro 25
Surfistas querem levar jovem vítima de bullying a Snapper Rocks
fevereiro 24
A havaiana com nome português que está a varrer o WQS aos… 15 anos
fevereiro 24
A 10 anos de haver mais plástico que peixe no mar!?
fevereiro 23
Alex Botelho agradece apoio de todos após acidente na Nazaré
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 23
Mafalda Lopes ambiciona título nacional em ano de transição