Homepage

  • Câmara de Almada e APA restauram dunas de São João da Caparica
    27 novembro 2018
    arrow
    arrow
  • Medidas visam restaurar o ecossistema dunar afectado pelas tempestades deste ano para reforçar a proteção natural contra a erosão costeira.
  • A Câmara Municipal de Almada e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinam nesta terça-feira um acordo de cooperação para restaurar o ecossistema dunar da praia de São João da Caparica, no distrito de Setúbal.

    O município de Almada vai realizar diversas intervenções no cordão dunar, em terrenos do domínio hídrico, com vista a reforçar a proteção natural contra a erosão costeira", avançou a autarquia, em comunicado.

    Clica aqui para veres em direto as praias da Costa de Caparica através das nossas livecams.

    Segundo o mesmo documento, esta é uma intervenção necessária devido às tempestades que ocorreram no Inverno e Primavera de 2018, com "eventos erosivos de elevada intensidade".

    "A linha de costa regrediu alguns metros, sem que o sistema tivesse capacidade de, em intervalos tão curtos, repor o equilíbrio", explicou.

    O município revelou ainda que será a APA a "suportar as despesas e intervenções necessárias".

    A assinatura acontece esta terça-feira na praia de São João da Caparica, onde também vai estar presente o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

    Recorde-se que em 2015 esta área foi alvo de uma requalificação através do projecto ReDuna: Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica que visou a concretização de um conjunto de ações integradas de proteção costeira, promotoras da restauração ecológica e estruturação do cordão dunar da frente de praias de S. João da Caparica. Incluíram-se instalação de estruturas de condicionamento de acesso e controlo de pisoteio, a colocação de sinalética informativa e paliçadas, e a povoação das dunas com plantas adaptadas a estes ecossistemas.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Lusa

Tags
  • Costa de Caparica
  • São João da Caparica
  • Dunas
  • Ambiente
  • Agência Portuguesa do Ambiente
  • Câmara Municipal de Almada
  • erosao costeira
pub
similar News
similar
novembro 11
Nova ondulação grande deverá chegar à Nazaré esta semana
novembro 11
Big riders portugueses deram show em ilha Pancha
novembro 11
Praias do nordeste brasileiro já começaram a ser reabertas
novembro 11
Nova Gales do Sul em estado de emergência devido aos incêndios
novembro 11
Occy abre o jogo sobre droga, álcool e os 110 kg que chegou a ter
novembro 11
São Martinho cinzento e sem o famoso 'verão'
novembro 08
Diminuiu a reciclagem das embalagens de plástico em Portugal