Homepage

  • Câmara de Almada e APA restauram dunas de São João da Caparica
    27 novembro 2018
    arrow
    arrow
  • Medidas visam restaurar o ecossistema dunar afectado pelas tempestades deste ano para reforçar a proteção natural contra a erosão costeira.
  • A Câmara Municipal de Almada e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinam nesta terça-feira um acordo de cooperação para restaurar o ecossistema dunar da praia de São João da Caparica, no distrito de Setúbal.

    O município de Almada vai realizar diversas intervenções no cordão dunar, em terrenos do domínio hídrico, com vista a reforçar a proteção natural contra a erosão costeira", avançou a autarquia, em comunicado.

    Clica aqui para veres em direto as praias da Costa de Caparica através das nossas livecams.

    Segundo o mesmo documento, esta é uma intervenção necessária devido às tempestades que ocorreram no Inverno e Primavera de 2018, com "eventos erosivos de elevada intensidade".

    "A linha de costa regrediu alguns metros, sem que o sistema tivesse capacidade de, em intervalos tão curtos, repor o equilíbrio", explicou.

    O município revelou ainda que será a APA a "suportar as despesas e intervenções necessárias".

    A assinatura acontece esta terça-feira na praia de São João da Caparica, onde também vai estar presente o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

    Recorde-se que em 2015 esta área foi alvo de uma requalificação através do projecto ReDuna: Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica que visou a concretização de um conjunto de ações integradas de proteção costeira, promotoras da restauração ecológica e estruturação do cordão dunar da frente de praias de S. João da Caparica. Incluíram-se instalação de estruturas de condicionamento de acesso e controlo de pisoteio, a colocação de sinalética informativa e paliçadas, e a povoação das dunas com plantas adaptadas a estes ecossistemas.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Lusa

Tags
  • Costa de Caparica
  • São João da Caparica
  • Dunas
  • Ambiente
  • Agência Portuguesa do Ambiente
  • Câmara Municipal de Almada
  • erosao costeira
similar News
similar
fevereiro 28
Miguel Blanco campeão do E-Pro Europe!!!
fevereiro 27
Final 100 por cento portuguesa no E-Pro Europe!!!
fevereiro 27
Treinadores de surf portugueses têm nova representação
fevereiro 26
National Geographic publica artigo sobre localismo violento em Lunada Bay
fevereiro 26
Marinheiro sobrevive 14 horas no mar agarrado a … lixo marinho
fevereiro 26
Frederico Morais em destaque no canal olímpico
fevereiro 26
Praticante de caiaque resgatado pela polícia marítima em Cascais