Homepage

  • O cetáceo de 9,5 metros foi encontrado junto à ilha de Kapota, parte do Parque Nacional de Wakatobi, a sudeste de Celebes, na Indónesia. O espécime que foi encontrado morto com uma quantidade anormal de plástico dentro do estômago, está a alarmar os biólogos
  • Uma baleia morta foi encontrada ao largo de Wakatobi, no sudeste da Indonésia, com cerca de seis quilos de plástico no estômago. A descoberta chocante é um alerta gritante para a quantidade deste material que se encontra nos oceanos.

    No interior do estômago da baleia, que tinha quase dez metros, foram encontrados 115 copos, 4 garrafas, 25 sacos, um par de chinelos e mais de 1000 outros pedaços de plástico não identificados, o que provocou uma reação imediata da parte de biólogos marinhos, ambientalistas e outros ativistas pela preservação da vida marinha na Indonésia, o segundo maior utilizador de plástico do mundo, logo depois da China.

    “Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os factos que conhecemos já são horríveis o suficiente”, disse ao diário britânico “The Guardian” Dwi Suprapti, bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF) especializada em conservação das espécies.

    Por cá o problema da poluição nos oceanos já atinge proporções preocupantes, como se pode ver neste artigo sobre Cascais (clica aqui).

    O ministro dos Assuntos do Mar, Luhut Binsar Pandjaitan, que já participou em várias várias campanhas pela redução do plástico apelidando-o de “inimigo comum” dos indonésios, disse-se “mesmo muito triste” com a notícia e espera que “esta descoberta possa ajudar o público a entender a necessidade de redução do uso do plástico”.

    Instalação do grupo Greenpeace Filipinas para alertar para o problema do plástico.

    Cinco nações asiáticas (China, Indonésia, Filipinas, Vietname e Tailândia) são responsáveis por 60% dos resíduos plásticos que poluem os oceanos, revelou um relatório de 2015 da organização ambientalista Ocean Conservancy e do McKinsey Center for Business and Environment.
    A Indonésia, segunda maior poluidora a seguir à China, prometeu investir mil milhões de dólares por ano para reduzir em 70% os detritos de plástico nos mares até 2025.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Foto - AFP

    Fontes - Expresso e DN

Tags
  • Baleia
  • plastico
  • Banir plasticos
  • baleia morta
  • indonesia
  • Poluição
  • Poluição marinha
similar News
similar
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023