Homepage
- O encalhe na praia aconteceu no passado fim-de-semana em Mason Bay, na ilha de Stewart.
-
-
145 baleias-piloto morreram no passado sábado após darem à costa em Mason Bay, na ilha de Stewart, Nova Zelândia
Segundo o jornal New Zealand Herald, um caminhante avistou as baleias e alertou pelas 22.30h o Departamento de Conservação do país.
O diretor de operações, Ren Leppens, informou que metade das baleias já havia morrido no momento em que foram encontradas. Devido ao fraco estado de saúde das baleias sobreviventes e ao local remoto de difícil acesso, foi tomada a decisão de abater as restantes.
"Infelizmente, a probabilidade de sermos capazes de salvar com sucesso as baleias sobreviventes era extremamente baixa. A localização remota, a falta de pessoal e a deterioração das baleias significavam que a coisa mais humana a ser feita era a eutanásia. No entanto, é sempre uma decisão que nos parte o coração", explicou.
Os encalhes de mamíferos marinhos são uma ocorrência relativamente comum na costa da Nova Zelândia, com uma média de 85 incidentes por ano.
No domingo, dez cachalotes-pigmeu encalharam em Ninety Mile Beach. Dois morreram e houve tentativas para salvar as outras.
Um cachalote também morreu na noite de sábado em Doubtless Bay. Outra baleia foi encontrada na costa oeste da Ilha do Norte.
As causas específicas dos encalhes são desconhecidas. Podem ser devido a doenças, erros de navegação, marés baixas, condições meteorológicas adversas ou serem perseguidas por um predador.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
