Homepage

  • Edifício Transparente e centenas de casas junto ao mar vão ser demolidos
    31 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Novo Plano da Orla Costeira entre Caminha e Espinho prevê a demolição de 34 edifícios e a retirada de centenas de habitações construídas em dunas.
  • Agência Portuguesa do Ambiente (APA) quer demolir o Edifício Transparente, no Porto, e outros 33 edifícios na orla costeira entre Caminha e Espinho, também no norte do país. O novo plano para este trecho da costa portuguesa determina ainda a retirada de centenas de habitações construídas nas dunas.

    Clica aqui para veres a Praia de Matosinhos ao vivo.

    Segundo o Jornal de Notícias, o plano em causa prevê a demolição do Edifício Transparente, construído em frente ao mar, na Praia Internacional. Trata-se de um prédio que pertence à Câmara Municipal do Porto e que custou 7,5 milhões de euros, tendo sido construído durante a Capital Europeia da Cultura, em 2001, e projetado pelo arquitecto catalão Solà-Morales.

    O imóvel – concessionado à empresa Hottrade até 2024 – é um dos 34 edifícios que integram a lista, sendo que a maioria são de restauração. As demolições abrangem também centenas de casas de 14 núcleos habitacionais, sete dos quais de origem piscatória.

    O novo Plano da Orla Costeira Caminha-Espinho limita ou proíbe a construção de habitações em frente ao mar e prevê o recuo planeado de 14 aglomerados, dos quais 12 estão em “áreas críticas” em termos de exposição a fenómenos extremos e ao risco de erosão e de inundações, escreve a publicação.

    Também em vias de derem demolidos estão, além do edifício Transparente, o miradouro nas Caxinas (Vila do Conde), a Esplanada do Carvalhido (Póvoa de Varzim), o restaurante Pizza Hut Foz e a discoteca Kasa da Praia (Porto).

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte - JN

    Foto - Lusa

Tags
  • Edifício Transparente
  • porto
  • matosinhos
  • Praia Internacional do Porto
  • Surf
  • APA
  • Demolições
  • Portugal
similar News
similar
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA