Homepage
- O epicentro foi detetado pelo Instituto Geodinâmico grego a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos, no Mar Jónico, mais especificamente a 124 quilómetros de Patras.
-
-
A Grécia foi abalada ao final da noite de quinta-feira por um sismo de 6.8 na escala de Richter. Apesar da intensidade, não houve inicialmente registo de vítimas ou danos maiores por parte das autoridades responsáveis. O sismo lançou ainda o alerta para a possibilidade um mini tsunami na região, mas tal acabou por não se verificar.
Contudo, esta manhã, o site grego Ria Novosti avança que duas pessoas perderam mesmo a vida durante o abalado. As duas vítimas são do sexo feminino e terão falecido depois das casas em que estavam se terem desmoronado. Uma das vítimas estava em Ponti Vasiliki e outra em Athani.
O epicentro foi detetado pelo Instituto Geodinâmico grego a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos, no Mar Jónico, mais especificamente a 35 quilómetros a sudoeste da aldeia de Lithakia e a 124 quilómetros de Patras, a terceira maior cidade do país, segundo informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Apesar de o sudoeste do país ter sido o mais abalado, o sismo, com o epicentro a 16,6 quilómetros de profundidade, foi sentido na capital, Atenas, e noutros países, como Albânia, Itália, Líbia e Malta, segundo refere a agência noticiosa Reuters.
O epicentro do abalo foi registado às 01h54 locais (23h54 em Portugal continental). O tremor foi precedido por um abalo de intensidade média, cerca de 30 minutos antes, e teve uma réplica forte 15 minutos depois.
Zakynthos foi, naturalmente, a zona mais afetada. A localidade de Ambelokipoi, com cerca de dois mil habitantes, foi a que mais sentiu o sismo, com uma intensidade “muito forte” — ou VII na escala Mercali modificada.
Segundo avançou a Reuters logo após o sismo, não existiria registo de vítimas mortais e apenas três pessoas terão sido transportadas para o hospital, com ferimentos ligeiros, embora esta manhã surjam notícias das primeiras vítimas.
Além disso, um mosteiro do século XV terá sofrido alguns danos. O porto de Zakynthos também terá sido afetado pelo terramoto, mas os estragos não irão afetar o seu normal funcionamento. Mas no local as autoridades garantem que a normalidade está a ser restabelecida.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
