Homepage
- A Junta de Freguesia algarvia vai ainda vai longe com esta moção e diz mesmo que “a costa vicentina rica pela sua beleza natural, na realidade está a tornar-se num autêntico bairro da lata.
-
-
É um dos assuntos que tem dado que falar e que muita discussão tem tido, sobretudo ao longo dos meses de verão, ao longo da costa portuguesa. Há cada vez mais queixas contra o caravanismo e campismo selvagem praticado em vários locais proibidos, de norte a sul do país, e a Junta de Freguesia de Sagres decidiu avançar para medidas concretas, pedindo mesmo a alteração da lei nº50/2006, de forma a que as coimas para os infratores sejam mais rígidas.
“A Assembleia de Freguesia de Sagres, aprovou por unanimidade, na passada quinta-feira, dia 27 de setembro, uma moção a solicitar ao governo para alterar a lei nº50/2006 no sentido desta prever que as coimas sejam efectivas, ou seja, que sejam pagas na hora, sob pena de apreensão dos documentos da viatura tal como as outras infracções automóveis, a quem esteja a praticar o campismo e o caravanismo fora dos locais para tal destinados”, pode ler-se numa nota publicada pela própria Junta de Freguesia de Sagres.
São várias as queixas dos locais sobre o abuso por parte de alguns caravanistas e campistas, que além de estacionarem as autocaravanas em sítios que não lhe são destinados, alguns arriscam mesmo parar em falésias ou locais protegidos. O lixo deixado por alguns caravanistas e campistas “selvagens” é outro dos problemas em questão, neste caso, na Costa Vicentina.
A Junta de Freguesia algarvia vai ainda vai longe com esta moção e diz mesmo que “a costa vicentina rica pela sua beleza natural, na realidade está a tornar-se num autêntico bairro da lata, cujos utilizadores diariamente defecam e urinam nos trilhos ou junto a uma espécie protegida qualquer”.
A pretensão de que as coimas sejam pagas no local, acontece do facto que a junta de freguesia entende que o atual método acaba por não ter efeito prático, uma vez que “a maioria das multas não são pagas”. “As coimas só são aplicadas após notificação em carta registada, com aviso de recepção. Considerando que, a maioria dos autuados são cidadãos estrangeiros, o que significa na prática, que as coimas aplicadas não chegam a ser pagas”, pode ler-se.
Este pedido surge ainda na sequência da insatisfação da população local, que, segundo esta moção, “está a ficar indignada e revoltada com este problema, que já está a por em causa a sua segurança e a livre circulação”.
Recentemente, o surfista algarvio Miguel Mouzinho publicou mesmo nas redes sociais fotos de algumas das muitas infrações praticadas por caravanistas estrangeiros. Além do estacionamento abusivo, há mesmo turistas que vendem produtos (bebidas alcoólicas, tabaco e até space cakes) sem qualquer tipo de licença para tal. Outra das imagens mostra ainda um sinal de proibição de estacionamento para autocaravanas que foi vandalizado.
Mas nem só na Costa Vicentina existem queixas. A situação é idêntica, por exemplo, em Peniche, onde as queixas dos locais se multiplicam. Ainda no domingo houve registo de um episódio que poderia ter tido contornos trágicos, depois de uma autocaravana que se encontrava estacionada mesmo junto à falésia ter caído em pleno areal.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaMiguel Mouzinho/Facebook
-
FonteRedação
