Homepage
- Demorou 9 anos a ser construída e terá um total de 55 quilómetros.
-
-
É a maior ponte do Mundo e será inaugurada na próxima terça-feira, embora ainda não se saiba se também será aberta ao trânsito nesse dia. A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, como o próprio nome indica, vai ligar Hong Kong a Macau, numa extensão total de 55 quilómetros, e será a maior travessia sobre o mar no Mundo.
A mega estrutura demorou nove anos a ser concluída. A informação sobre a inauguração foi avançada na quarta-feira pelo Gabinete de Ligação do Governo da República Popular da China em Hong Kong e citada pelo “South China Morning Post”. A cerimónia acontecerá em Zhuhai, cidade adjacente a Macau e um dos acessos da estrutura.
No entanto, autoridades de transporte desta região administrativa especial chinesa ainda não têm conhecimento sobre se a ponte entrará em funcionamento no dia da inauguração. O mesmo jornal escreveu que o anúncio a poucos dias da cerimónia de abertura justifica-se devido a medidas de segurança, segundo fontes do governo de Hong Kong.
A estrutura que atravessa o estuário do Rio das Pérolas será percorrida, do lado de Hong Kong, a partir da ilha de Lantau, onde está localizado o aeroporto internacional da região, e terminará, em Macau, numa ilha artificial contruída no lado nordeste da península de Macau. Será deste aterro, onde estarão localizadas as fronteiras entre o continente chinês e as regiões administrativas especiais, que partirá a ligação a Zhuhai.
Para se ter noção do tamanho da ponte, a travessia custará 175 dólares de Hong Kong (21,9 euros no câmbio atual) para viaturas particulares, o que equivale sensivelmente ao preço de uma viagem de barco entre Macau e Hong Kong. Percorrer a ponte de autocarro custará 150 yuans (18,7 euros).
A estrutura principal mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros. A construção começou em 2009 e previa-se a abertura para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração.
Inicialmente, os custos de construção da ponte, que foram repartidos pelos governos das três partes ligadas pela ponte, foram estimados em 15,73 mil milhões de yuans (1,9 mil milhões de euros). No entanto, em dezembro último, as autoridades da China continental revelaram que os custos tinham derrapado então em 9,95 mil milhões de yuans adicionais (1,2 mil milhões de euros).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
