Homepage

  • Reforço dunar da Vagueira só em 2019
    18 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A intervenção em questão prevê o reforço do cordão dunar com mais de dois milhões de metros cúbicos de sedimentos, parte dos quais já estão em depósito na área do Porto de Aveiro.
  • Depois de ter sido anunciada em 2016 uma intervenção para a recarga de areias, a praia da Vagueira, em Vagos, ainda continua à espera que esta operação aconteça. E já não será em 2018 que o reforço do sistema dunar irá para a frente. Só na primavera de 2019 as obras poderão avançar, de acordo com a revelação do presidente da Câmara Municipal local, Silvério Regalado.

    “Há sete anos, o nosso território ficou mais resiliente com a intervenção de reforço do cordão dunar que foi feita, mas, como em tudo na vida, é preciso que se faça manutenção”, alerta o edil, citado pelo jornal “Público”. Silvério Regalado diz que a operação “está bastante atrasada” e salienta a importância de que esta avance para evitar perder “o que se conquistou nos últimos anos”.

    A intervenção em questão, incluída no Plano de Acção Litoral XXI, prevê o reforço do cordão dunar com mais de dois milhões de metros cúbicos de sedimentos, parte dos quais já estão em depósito na área do Porto de Aveiro. Outra parte resultará de dragagens que ainda terão de ser realizadas - nos fundos na bacia de manobra do terminal Norte. Algo que nunca acontecerá antes da próxima primavera.

    “Tanto esta operação de dragagem como o transporte das areias por via marítima não são compatíveis com o período de Inverno”, explica Olinto Ravara, presidente da Administração do Porto de Aveiro, entidade parceira da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) nesta intervenção. A APA foi contactada pelo “Público” sobre este atraso, mas não teceu qualquer comentário.

    Já o administrador do Porto de Aveiro evoca razões burocráticas para justificar os atrasos. “Foi preciso lançar concurso público, procedimento sujeito a reclamações, e quando estava já tudo preparado para avançar, deixou de haver oportunidade uma vez que a intervenção terá de ser feita no período entre Abril ou Maio e Outubro”, afirma Olinto Ravara.

    O orçamento desta obra é de 14,5 milhões de euros, sendo que a empreitada é comparticipada pelo PO SEUR em 5,2 milhões de euros – o restante será suportado pela APA e pelo Porto de Aveiro.

    Enquanto as obras não avançam, foi mesmo preciso um reforço urgente no passado fim-de-semana face à passagem da tempestade Leslie por Portugal Continental. Isto depois de o mar ter avançado e ficado e muito próximo das dunas. “Após o nosso alerta, a APA esteve no local a fazer um reforço do cordão dunar, mesmo a tempo de enfrentarmos a tempestade Leslie”, explica o líder da autarquia vaguense.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Público

Tags
  • Praia da Vagueira
  • Vagos
  • Intervenção dunar
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
agosto 16
Inscrições abertas para curso de Treinadores de Surfing Grau I
agosto 16
Fim de semana traz regresso da chuva ao Norte
agosto 15
Temperaturas elevadas deixam quatro distritos sob aviso amarelo
agosto 16
Elencos de luxo no Mundial ISA
agosto 16
'Surf No Crowd' promove surf 'longe das multidões e perto das melhores ondas'
agosto 07
Região de Coimbra lança projeto 'Surf No Crowd'
agosto 15
Frederico Morais lidera Seleção Nacional no Mundial ISA