Homepage
- No vídeo publicado na sua página de Facebook são mostradas as descargas feitas pela Etar de Arruda dos Vinhos e que vão parar ao Tejo, via Rio Grande da Pipa.
-
-
Arlindo Consolado Marques ficou famoso na internet como o Guardião do Tejo, depois das várias denúncias feitas contra a poluição que se sente cada vez mais no Rio Tejo. Foi através de vídeos que denunciou descargas ilegais e outras ações em forma de verdadeiros atentados ambientais e que colocam em risco o ecossistema do maior rio que passa pelo nosso país. Agora, o Guardião do Tejo voltou a denunciar mais um atentado no Tejo, desta feita em Arruda dos Vinhos.
No vídeo publicado na sua página de Facebook são mostradas as descargas feitas pela Etar de Arruda dos Vinhos. É bem patente nas imagens a sujidade da água, que acaba por ser lançada para o Rio Grande da Pipa sem, certamente, ter levado o tratamento recomendável. Situação que originou a denúncia por parte de Arlindo Marques, na passada segunda-feira.
As descargas lançadas para o Rio Grande da Pipa acabam por depois ir parar ao Rio Tejo, na zona do carregado, uma vez que se trata de um afluente. Esta não será uma situação nova, pois já em 2015 a população local queixou-se da poluição existente no rio, suspeitando que a ETAR não conseguia tratar em condições os efluentes industriais que lá chegavam. Essa mesma hipótese foi admitida pela Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e pela EPAL.
Depois das denúncias feitas por Arlindo Marques mais a norte do Rio Tejo, sobretudo em Vila Velha de Rodão, o que levou mesmo o Guardião do Tejo a tribunal frente à Celtejo – empresa de Celulose do Tejo -, a situação repete-se mais a sul, cada vez mais perto de Lisboa. Isto apesar de o Ministro do Ambiente ter declarado recentemente que tinha acabado a impunidade para quem poluía o rio Tejo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
