Homepage

  • AFONSO ANTUNES sagra-se Campeão Nacional Sub 18
    24 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Decorreu este fim-de-semana de 20 e 21 de Outubro, o ERICEIRA JUNIORS, a Final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças na categoria Sub 18, apresentado pelo Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar.
  • Marcaram presença neste fim-de-semana com bastante sol e temperaturas bastante convidativas, os 32 melhores Atletas Nacionais nesta categoria, que se apuraram através dos 6 Circuitos Regionais, das vagas provenientes de 2017 e de Wildcards promovidos pela FPS.

    Quanto à competição, no sábado, as condições de ondas com cerca de 1,5 metro estiveram bastante boas, mesmo em períodos em que levantava um pouco de vento norte, tendo os vários atletas presentes conseguido excelentes performances e obtido scores bastante elevados, decorrendo a prova até aos quartos-de-final “man x man”. Em grande destaque neste primeiro dia, estiveram, entre outros, o Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro (onda e score mais elevado), Gabriel Ribeiro ou o José Champalimaud.

    No domingo, Ribeira d’Ilhas esteve de “Gala”, com a ondulação a diminuir um pouco, mas com o offshore a “acertar” os sucessivos sets que brindaram os jovens atletas apurados. Um verdadeiro “Show de Surf”. A cada set a entrar o público presente entusiasmava-se com a diversidade de manobras aplicadas, resultando constantes alterações nas lideranças nas baterias e muita indefinição quanto aos seus vencedores. Na caminhada até à final destacam-se a eliminação do Guilherme Ribeiro nos quartos “man x man” perante um endiabrado José Champalimaud (que viria a chegar à final) e a super meia-final disputada entre dois dos onze atletas do Ericeira Surf Clube presentes, com o Afonso Antunes (15 anos) a ter de aplicar a fundo para levar de vencida a consistência do surf apresentado pelo Gabriel Ribeiro (16 anos), conseguindo a onda mais pontuada e melhor score de todo o campeonato.

    Ao perspetivar-se a manutenção de excelentes condições com a maré a vazar e garantir uma final memorável, a organização optou por promover um intervalo durante a maré cheia.

    Para a grande final apuraram-se o José Champalimaud (17 anos), que na outra meia-final deixara pelo caminho uma das grandes revelações da prova, o Martim Paulino (15 anos) e o Afonso Antunes. Durante a final o Afonso esteve imparável, demonstrando uma vez mais ser a maior promessa do Surf Português.

    Onda a onda, a confiança e a diversidade de manobras progressivas aumentava, assim como a diferença de pontuação para o José, que lutava com todo o empenho que o caracteriza, arriscando tudo com manobras inovadoras, na tentativa de aproximar a diferença de scores que se iam fazendo.

    O Afonso Antunes ao vencer esta Final Sub 18, junta, entre outros, os títulos de Campeão Europeu e Nacional Sub 14, em 2016, Sub 16, em 2017, Surf Juvenil e Colectivo na Taça de Portugal no passado mês de Setembro.

     

    Classif Sub 18 Clube

    1 - Afonso Antunes EriceiraSC

    2 - José Champalimaud GDSC

    3 - Gabriel Ribeiro EriceiraSC

    3 - Martim Paulino ASCC

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Miguel Silva / ESC

Tags
  • Campeonato Nacional de Surf Esperancas
  • sub 18
  • surf
  • Ericeira Surf Clube
  • ericeira
  • Afonso Antunes
  • José Champalimaud
  • Gabriel Ribeiro
  • Martim Paulino
similar News
similar
junho 18
Portugal tem 42 praias interiores com Bandeira Azul, apenas a França tem mais
junho 18
Praia para cães chega a Vila Nova de Milfontes
junho 18
Vigilância regressa este sábado à Praia do Osso da Baleia
junho 17
Jovem surfista de 12 anos sobrevive a ataque de tubarão
junho 16
Vasco Ribeiro pode alcançar título nacional em Sintra
junho 16
Miss Costa Nova Cup 2021 confirmada
julho 01
Rip Curl Cup Padang Padang com elenco completo