Homepage
- De acordo com a escala da magnitude dos sismos, estes abalos são considerados “pequenos”, uma vez que se situaram entre os 3,0 e 3,9 graus na escala de Richter.
-
-
Faltavam apenas 8 minutos para as 7 horas desta segunda-feira, quando foi registado um sismo de 3,9 graus na escala de Richter perto da zona de Sines, no distrito de Setúbal. Segundo a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera seis minutos antes desse abalo registou um inferior, de 3,3 na escala de Richter.
De acordo com o IPMA, os sismos foram registados nas estações sísmicas do continente a cerca de 55 quilómetros de Sines. O primeiro sismo, com magnitude 3,9 na escala de Richter, foi registado às 6h52 com epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines. O segundo sismo, de 3,3 na escala de Richter, foi registado às 6h58 e também teve epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines.
O IPMA confirmou mais tarde que estes abalos foram mesmo sentidos, sobretudo nas localidades de Odemira e Odeceixe. Também em algumas localidades do distrito de Setúbal e Lisboa terão sido sentidos os abalos, embora “com menor intensidade”. Ainda assim, não houve registo de danos pessoais ou materiais.
Também o site do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, que agrega informação dos vários serviços sismológicos europeus, regista testemunhos de pessoas que sentiram o abalo na região da Grande Lisboa, nomeadamente em Sintra e Cascais.
De acordo com a escala da magnitude dos sismos, estes abalos são considerados “pequenos”, uma vez que se situaram entre os 3,0 e 3,9 graus na escala de Richter. Ainda assim, deu para o susto, sobretudo nas localidades já referidas.
Este episódio demonstra também que esta zona, onde curiosamente existem intenções de fazer prospeção de petróleo, é propícia a eventos de atividade sísmica.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
