Homepage
- O plástico recolhido nesta ação irá ser transformado em pequenas “células” para ser, posteriormente, transformado em peças de mobiliário.
-
-
Um dispositivo inovador que recolhe lixo à superfície do mar foi testado na terça-feira passada nos Açores, mais concretamente em Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel. O anúncio foi feito na página do Governo Regional dos Açores, que diz que este método inovador “coloca a região na vanguarda da preocupação” com o lixo marinho. A ação dá pelo nome de “Clean up The Azores”.
Esta foi uma iniciativa do Governo dos Açores, em parceria com a Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores. A iniciativa contou com a ajuda da comunidade piscatória local. Duas embarcações de pescadores de Rabo de Peixe transportaram o dispositivo, semelhante a uma rede de arrasto que recolhe o lixo à superfície, para mar.
Segundo Luís Rodrigues, esta iniciativa, intitulada ‘Clean Up the Azores’, “consubstancia-se numa estratégia ligada à luta contra o lixo no mar”, acrescentando que o Executivo açoriano “se preocupa com a forma como tratamos os oceanos”. O plástico recolhido nesta ação irá ser transformado em pequenas “células” para ser, posteriormente, transformado em peças de mobiliário.
Os ensaios com esta tecnologia, desenvolvida pela Waste Free Oceans, vão prolongar-se até dezembro, estando prevista a realização de 10 testes. Mas, caso os resultados sejam positivos, as iniciativas poderão replicar-se por outros portos de outras ilhas do arquipélago.
A iniciativa ‘Clean Up the Azores’ insere-se no PALMA – Plano de Ação do Lixo Marinho dos Açores, que engloba diversos projetos e iniciativas para conhecer e combater o flagelo do lixo marinho que afeta todos os mares e oceanos, incluindo o arquipélago açoriano, sendo que muito do lixo que se encontra nesta área geográfica oceânica é proveniente de outras regiões de ambos os lados do Atlântico.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaGoverno dos Açores
-
FonteRedação
