Homepage

  • Galp abandona procura de petróleo em Portugal
    29 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Presidente da Galp invoca constrangimentos legais. Processo estava suspenso.
  • O consórcio ENI/Galp vai abandonar o projeto de pesquisa de petróleo ao largo da costa alentejana. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente da petrolífera portuguesa, Carlos Gomes da Silva numa conferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre.

    O presidente executivo da Galp referiu constrangimentos legais que tornaram objetivamente impossível executar os trabalhos de perfuração ao largo da costa de Aljezur. 

    A realização do furo, que estava prevista para outubro, foi suspensa por uma providência cautelar aceite pelo tribunal. O projeto estava a ser desenvolvido num consórcio liderado pela ENI e era fortemente contestado por organizações ambientais, autoridades locais e operadores do setor do turismo.

    A concessão para a prospecção a cerca de 50 quilómetros da costa terminava em Janeiro do próximo ano, depois de três prolongamentos do prazo pedidos pelo consórcio formado entre a Galp (30%) e a Eni (70%). O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé deferiu em Agosto uma providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, suspendendo a licença.

    A suspensão judicial surgiu na sequência de alegadas irregularidades na atribuição do título de utilização do domínio marítimo por parte do Ministério do Mar que tinha contestado a providência cautelar.

    “É uma grande vitória para o país esta decisão empresarial (e não política) que se deveu à pressão social e jurídica dos cidadãos”, sublinha João Camargo da Climáximo. “Há três anos havia 15 concessões atribuídas e já só sobram duas - Batalha e Pombal - e também lhes vamos por um ponto final”, afiança o ativista.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte e foto - Observador

Tags
  • Petróleo
  • nao ao furo sim ao futuro
  • contra o furo
  • aljezur
  • Portugal
  • Galp
  • Alterações climáticas
pub
similar News
similar
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias
março 30
Alex Botelho concede primeira entrevista após acidente na Nazaré
março 30
FPS à caça dos talentos do futuro
março 30
Semana começa chuvosa e fria
março 27
Está a chegar o horário de Verão!