Homepage

  • Galp abandona procura de petróleo em Portugal
    29 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Presidente da Galp invoca constrangimentos legais. Processo estava suspenso.
  • O consórcio ENI/Galp vai abandonar o projeto de pesquisa de petróleo ao largo da costa alentejana. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente da petrolífera portuguesa, Carlos Gomes da Silva numa conferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre.

    O presidente executivo da Galp referiu constrangimentos legais que tornaram objetivamente impossível executar os trabalhos de perfuração ao largo da costa de Aljezur. 

    A realização do furo, que estava prevista para outubro, foi suspensa por uma providência cautelar aceite pelo tribunal. O projeto estava a ser desenvolvido num consórcio liderado pela ENI e era fortemente contestado por organizações ambientais, autoridades locais e operadores do setor do turismo.

    A concessão para a prospecção a cerca de 50 quilómetros da costa terminava em Janeiro do próximo ano, depois de três prolongamentos do prazo pedidos pelo consórcio formado entre a Galp (30%) e a Eni (70%). O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé deferiu em Agosto uma providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, suspendendo a licença.

    A suspensão judicial surgiu na sequência de alegadas irregularidades na atribuição do título de utilização do domínio marítimo por parte do Ministério do Mar que tinha contestado a providência cautelar.

    “É uma grande vitória para o país esta decisão empresarial (e não política) que se deveu à pressão social e jurídica dos cidadãos”, sublinha João Camargo da Climáximo. “Há três anos havia 15 concessões atribuídas e já só sobram duas - Batalha e Pombal - e também lhes vamos por um ponto final”, afiança o ativista.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte e foto - Observador

Tags
  • Petróleo
  • nao ao furo sim ao futuro
  • contra o furo
  • aljezur
  • Portugal
  • Galp
  • Alterações climáticas
similar News
similar
outubro 18
Há mais de 3 mil toneladas de plástico a flutuar no Mar Mediterrâneo
outubro 18
Os números do evento principal do Ericeira WSR+10
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal
outubro 15
Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário