Homepage
- Desde domingo que as autoridades francesas e italianas uniram esforços para tentar evitar que o derrame se alastre.
-
-
Uma colisão entre dois navios, perto da ilha francesa de Córsega, lançou o alerta no Mediterrâneo e obrigou à limpeza do mesmo, depois de o acidente ter originado um despejo de dezenas de metros cúbicos de combustível. As autoridades francesas estimam mesmo que o combustível perdido possa chegar aos 200 metros cúbicos, estando dispersado ao longo de cerca de 20 quilómetros.
O acidente terá acontecido depois de um barco de origem tunisina ter embatido contra um porta-contentores cipriota. O choque destruiu parcialmente o casco do navio de Chipre e deixou escorrer o combustível que este continha. Não houve registo para mortos ou feridos, mas os danos ambientais poderão ser muitos.
Na segunda-feira o ministro francês ministro da transição ecológica, François de Rugy, deslocou-se ao local de forma a “constatar os níveis de contaminação e determinar com os eleitos locais os meios necessários para a sua limpeza”.
Já o presidente nacionalista do conselho executivo da Córsega, Gilles Simeoni afirmou numa publicação do Twitter estar determinado “a compreender as razões do acidente e estabelecer responsabilidades”, realçando que a colisão “teve lugar no perímetro do Parque Natural marinho da Córsega”.
Desde domingo que as autoridades francesas e italianas uniram esforços para tentar evitar que o derrame se alastre. As operações passam por impedir que o combustível continue a sair pelo porão danificado e para tentar recuperar o combustível perdido.
Este é um cabal exemplo da gravidade que estes acidentes representam para as zonas onde ocorre a circulação de navios de grande porte. Por cá está na ordem do dia os protestos contra a futura dragagem do Sado, que visa permitir essa mesma circulação, mas que poderá, caso aconteçam este tipo de acidentes, colocar em perigo praias, golfinhos e um dos estuários e ecossistemas mais preciosos da nossa costa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
